Tudo Sobre Como Negociar Prata
Negociar prata pode ser uma ótima maneira para diversificar e proteger o portfólio em períodos de incerteza econômica. A “irmã mais nova” do ouro, além de ser uma reserva de valor, tem alta demanda nas indústrias de tecnologia, energia alternativa e medicina.
Quer conhecer melhor esse metal precioso? Continue a leitura e saiba como negociar prata.
O Trading expõe você a riscos de perda financeira exponenciais. Essa atividade é adequada para pessoas experientes, com perfil de investidor arrojado e, preferencialmente, com recursos financeiros que suportem os riscos e compreendam o funcionamento dos produtos negociados.
Altamente especulativas e particularmente complexas, as transações em instrumentos de câmbio (FOREX) e contratos por diferença (CFD) estão associadas a um nível ainda mais elevado de risco devido à possibilidade de alavancagem das posições.
Publicados para fins educacionais, os conteúdos do NewTrading não são, em nenhum caso, um aconselhamento em investimentos nem uma incitação a comprar ou vender ativos financeiros.
Neste guia, você encontrará as principais informações sobre o investimento em prata. Aproveite!
Entendendo o mercado de prata
A prata é um metal precioso amplamente utilizado por diversas indústrias. As suas maiores reservas estão no Peru, Austrália e China.
Segundo dados da Statista, a produção mundial de prata em 2022 foi de 26 mil toneladas, aproximadamente, o que equivale a 822,4 milhões de onças de prata. Neste período, o México foi o maior produtor do metal, seguido pela China.
Entre as principais empresas de mineração de prata estão a Fresnillo Plc, a Pan American Silver Corp, a Wheaton Precious Metals, a Polymetal International e a Hecla Mining Company.
Considerada um ativo de proteção contra a inflação, a prata tem uma correlação negativa com o dólar. Isso significa que, na maioria das vezes, quando o valor da moeda americana cai, o preço do metal tende a subir, e vice-versa.
Logo, investir em prata é uma maneira de diversificar o portfólio e proteger o patrimônio, sobretudo em períodos de incerteza econômica.
De qualquer forma, esse tipo de negociação também está sujeito a volatilidade do mercado e as flutuações de preço, ainda que envolva um ativo seguro.
Fatores que influenciam o preço da prata
O preço da prata é determinado por uma série de fatores como a produção industrial, os ciclos econômicos, a inflação, as decisões de política monetária, a força do dólar, as tensões geopolíticas, entre outros acontecimentos que afetam os mercados financeiros.
Em geral, a prata é mais acessível aos investidores, especialmente quando comparada a outros metais preciosos, como o ouro. Isso faz com que o volume de negociação seja maior e os preços apresentem movimentos rápidos e abruptos no curto prazo.
Atualmente, a “irmã mais nova do ouro” está sendo negociada por cerca de US$25 por onça. Para Robert Kiyosaki, autor do best seller “Pai Rico, Pai Pobre”, a prata é a “maior pechincha de investimento” no momento.
Formas de negociar prata
O investimento em prata pode ser realizado de diferentes formas, como:
- Prata física
Os Traders podem optar pela compra de barras, moedas ou lingotes de prata. Essa forma de negociação costuma transmitir mais segurança, visto que envolve um ativo tangível.
No entanto, a compra do metal físico possui custos adicionais de armazenamento e apresentam menor liquidez quando comparada a outros instrumentos financeiros.
- Ações de mineradoras de prata
Investir em ações de empresas de mineração de prata é outra maneira de se expor a esse mercado, ainda que indiretamente. Porém, esses papéis são influenciados tanto pelo preço do metal quanto por fatores ligados à companhia.
- Futuros de prata
Os contratos futuros e as opções são instrumentos financeiros mais complexos, por isso indicados para investidores experientes. Eles podem ser utilizados em estratégias de hedge (proteção) ou para tentar lucrar com as oscilações de preço da prata.
- ETFs de Prata
Os ETFs de prata são fundos que buscam replicar o desempenho do preço do metal. Eles são negociados em bolsas de valores e representam uma forma fácil de investir na prata sem ter que armazenar o metal físico.
- CFDs de Prata
Os CFDs são derivativos geralmente usados para especular no curto prazo, seja em mercados de alta ou de baixa. Contudo, esse tipo de contrato oferece alto risco de perda financeira, sendo recomendado apenas para Traders experientes ou profissionais.
- BDRs de prata
Os BDRs são certificados emitidos no Brasil, lastreados em ativos estrangeiros. Eles representam uma excelente alternativa para os brasileiros investirem em prata com facilidade.
Riscos e oportunidades do mercado de prata
Assim como qualquer tipo de investimento, o mercado de prata oferece riscos e oportunidades. A seguir, conheça alguns dos principais:
Riscos
- Volatilidade. O mercado de metais costuma ser volátil, exigindo um bom gerenciamento de riscos dos Traders. Isso faz com que as oscilações sejam uma oportunidade e não um problema.
- Variação cambial. Como a prata é geralmente cotada em dólares americanos, as flutuações na taxa de câmbio podem impactar o seu valor em outras moedas.
- Riscos de liquidez. Alguns produtos financeiros utilizados para negociar prata podem apresentar baixa liquidez e os Traders podem ter dificuldade para encerrar as suas posições.
Oportunidades
- Diversificação. A prata pode ser uma excelente maneira de diversificar o portfólio, visto que ela oferece tanto potencial de retorno quanto segurança, especialmente em cenários de crise financeira.
- Proteção contra inflação. Tradicionalmente, os metais preciosos como a prata são utilizados para manter o poder de compra ao longo do tempo.
- Demanda industrial. Por ser um metal bastante utilizado por indústrias de tecnologia, medicina, automotiva, eletrônicos e energia alternativa, a alta demanda da prata pode impulsionar o preço.
- Acessibilidade. Quando comparada a outros metais preciosos, como o ouro, a prata é uma opção mais viável, visto que exige menos capital dos investidores.
O que vale mais o ouro ou a prata?
Em termos de valor monetário, o ouro costuma ser mais valioso. No entanto, isso não minimiza a importância da prata como um investimento estratégico.
Além de ser um metal precioso, a prata é um metal industrial, o que significa que ela tem uma forte correlação com ciclos econômicos. Em outras palavras, os preços da prata tendem a subir em períodos de crescimento e a cair em cenários de recessão.
Isso faz com que ela seja mais volátil que o ouro, cujos preços costumam valorizar em cenários de crise financeira e cair em períodos de expansão.
Portanto, os Traders podem utilizar dois metais preciosos simultaneamente em suas carteiras para aproveitar as diferentes características e benefícios que cada um oferece.
5 passos para começar a negociar prata
Agora que você sabe mais sobre o mercado de prata, confira 5 passos importantes para começar a negociar esse metal precioso:
- Estabeleça um valor para investir
Decida quanto dinheiro está disposto a investir no mercado de prata, sempre considerando o seu perfil de risco e horizonte de investimento. Lembre-se que esses ativos podem ser voláteis, por isso evite uma exposição que comprometa o seu patrimônio.
- Defina a sua estratégia de Trading
O day trading, swing trading e position trading são as estratégias mais comuns para negociar prata. Avalie cada uma delas e opte por aquela que melhor atende os seus objetivos e nível de tolerância ao risco.
- Escolha uma plataforma de Trading
Procure uma plataforma segura, regulamentada, com uma interface fácil de usar, que ofereça boas taxas de negociação, dados de mercado em tempo real, além de ferramentas e conta de demostração para você aperfeiçoar a sua estratégia de negociação.
- Faça uma boa gestão de riscos
Negociar prata envolve riscos, por isso adote técnicas adequadas para gerenciá-los, como o uso de stop loss para limitar as possíveis perdas.
- Seja disciplinado
Siga o seu plano de Trading. Evite tomar decisões impulsivas com base nas emoções ou nas oscilações do mercado no curto prazo.
O que você deve lembrar sobre como negociar prata?
O investimento em prata pode ser uma forma interessante de aproveitar o mercado de metais.
Por ser muito utilizada por indústrias, algumas inclusive focadas em sustentabilidade, como os fabricantes de equipamentos de energia solar, a prata tem uma alta correlação com os ciclos econômicos.
Por isso, mantenha-se atualizado sobre o mercado financeiro e procure entender mais sobre a prata antes de fazer qualquer tipo de negociação.
Embora os metais preciosos sejam ativos tangíveis e transmitam segurança, eles também envolvem riscos. Fique atento!
Quer saber mais sobre a prata? Aproveite e conheça a tentativa audaciosa dos irmãos Hunt de monopolizar o mercado de prata.
Entusiasta do mundo das finanças, Karoline atua há 14 anos no mercado financeiro, passando por diversas áreas como backoffice, atendimento ao cliente, assessoria de investimentos e relacionamento com investidores. Hoje lead copywriter na Syntax Finance, Karoline transforma todo o conhecimento adquirido nas grandes casas por onde passou em conteúdos de alta performance.
O Trading consiste na compra e venda de ativos no mercado financeiro. Siga conosco neste guia gratuito destinado aos Traders.
Você tem curiosidade em saber quais são os principais índices mundiais? Então você está no melhor conteúdo sobre o assunto..