Ganhe dinheiro negociando ouro

Trading de ouro: como negociar uma grama de ouro [Guia 2023]

Matéria-prima e porto seguro, o ouro fascina a humanidade desde o início dos tempos. Embora o metal precioso não sirva mais como referência no mercado de câmbio desde o fim do acordo de Bretton Woods, em 1971, ele permanece relevante no Trading de commodities. 

Contudo, a maior parte das negociações no mercado de ouro é feita por meio de derivativos financeiros, não mais com barras de ouro. Portanto, um Trader nunca negocia o ouro físico, e sim o ouro de papel! 

Você sabe quais são os prós e os contras do Trading de ouro? Como começar a operar no mercado de ouro? E como negociar uma onça de ouro? Siga a leitura e confira as nossas respostas!

Aviso

O Trading expõe você a riscos de perda financeira exponenciais. Essa atividade é adequada para pessoas experientes, com perfil de investidor arrojado e, preferencialmente, com recursos financeiros que suportem os riscos e compreendam o funcionamento dos produtos negociados.

Altamente especulativas e particularmente complexas, as transações em instrumentos de câmbio (FOREX) e contratos por diferença (CFD) estão associadas a um nível ainda mais elevado de risco devido à possibilidade de alavancagem das posições.

Publicados para fins educacionais, os conteúdos do NewTrading não são, em nenhum caso, um aconselhamento em investimentos nem uma incitação a comprar ou vender ativos financeiros.

Entendendo o mercado de ouro

Ouro físico e ouro de papel: quais são as diferenças?

O ouro pode ser negociado de duas maneiras: ouro físico e ouro de papel.

O primeiro refere-se às barras de ouro, moedas, jóias e outros itens. A sua vantagem reside na sua natureza tangível e palpável, mas envolve custos de armazenamento relativamente elevados para garantir a sua segurança.

Já o ouro de papel diz respeito aos produtos financeiros derivativos cujo ativo subjacente é uma “onça de ouro”. Contratos futuros, CFDs, ETFs, opções e certificados são algumas das classes de ativos.

Esses derivativos, qualificados como ouro de papel, permitem que você negocie ouro sem a necessidade de detê-lo fisicamente. No entanto, eles apresentam risco de contraparte, já que o Trader depende da qualidade de crédito do emissor.

O preço de uma onça de ouro

Um dos principais mecanismos de cotação do ouro é a fixação. Trata-se de um processo no qual o preço é definido duas vezes ao dia, às 10h30 e às 15h00, horário de Londres, por membros da London Gold Market Fixing Ltd.

Ele permite que investidores de todo o mundo tenham uma referência clara do preço do ouro nesses horários específicos do dia.

O preço do ouro é determinado em uma sessão de fixação. Em paralelo, a oferta e a demanda são confrontadas até que um preço de equilíbrio do metal precioso seja alcançado. Ele também oscila de acordo com o mercado global. 

Essas flutuações são determinadas por transações em várias bolsas de ouro em todo o mundo, como a COMEX em Nova York, a Shanghai Gold Exchange na China e a Tokyo Commodity Exchange no Japão.

Os mecanismos de cotação são, portanto, uma mistura de fixações diárias e transações em tempo real, dependendo da oferta e da demanda nos mercados.

Devido a essas características atípicas, o preço do ouro pode apresentar elevada volatilidade em determinados momentos do dia.

Analisando o preço do ouro

As cotações de ouro podem ser afetadas por vários fatores, como:

  • Políticas monetárias e taxas de juros;
  • Inflação e crescimento econômico;
  • Tensões geopolíticas;
  • Demanda industrial pelo metal precioso.

Além da análise fundamentalista, também é possível aplicar análise técnica ou análise comportamental para avaliar o preço de uma onça de ouro.

Vale mencionar que no Brasil, diferentemente dos mercados internacionais, o ouro é cotado em grama e o seu preço também é afetado pela taxa de câmbio do real em relação ao dólar americano.

Por que negociar no mercado de ouro

Um ativo financeiro descorrelacionado

O ouro costuma ter um comportamento diferente das ações e títulos. Negociar uma onça de ouro é uma forma de explorar novas oportunidades de mercado, seja para o Trader ou para o investidor. O metal precioso ainda contribui com a diversificação do portfólio e proteção contra a inflação e crises financeiras.

Boa liquidez

O ouro é uma das commodities mais líquidas do mundo. Por isso, você consegue comprá-lo ou vendê-lo rapidamente, com uma boa qualidade de execução, sem incorrer em taxas e encargos exorbitantes e sem impactar significativamente o preço de mercado.

Diferentes cotações

O ouro é negociado em muitos mercados internacionais, sendo possível negociá-lo quase 24 horas por dia e em diferentes moedas (ainda que ele seja cotado principalmente em dólar americano).

Ampla variedade de produtos financeiros

Seja via contratos futuros, CFDs ou opções, as melhores corretoras de Trading, nacionais e internacionais, oferecem inúmeros derivativos que permitem aproveitar as variações de alta ou de baixa do preço do ouro.

Como negociar no mercado de ouro

#1 Aprenda como funciona o mercado de ouro

Os complexos mecanismos de precificação de uma onça de ouro e as regras operacionais dos derivativos alavancados podem ser difíceis de compreender.

A má interpretação desses fatores no mercado de ouro pode resultar em sérias consequências para o Trader, como a perda de capital e risco de vício.

Portanto, dedique o tempo necessário para entender completamente como o mercado de ouro funciona antes de começar e não hesite em fazer curso sobre Trading para desenvolver as suas habilidades.

#2 Construa a sua estratégia de Trading e teste-a

Infelizmente, não existe uma fórmula mágica para ganhar dinheiro no mercado de ouro. Para desenvolver uma vantagem competitiva e esperar obter alguns ganhos, você terá que construir a sua própria estratégia de Trading conforme a sua situação e objetivos pessoais.

Uma vez definida, você pode testá-la em uma conta demo com dinheiro fictício para avaliar o seu desempenho sem correr nenhum risco.

#3 Abra uma conta de Trading

Assim que o seu “período de treinamento” terminar, você pode considerar abrir uma conta de Trading real para operar.

Durante esta etapa, selecione uma corretora regulamentada pelas autoridades de mercado que ofereça o derivativo ao qual deseja negociar a onça de ouro ou a grama de ouro no caso dos papéis negociados na bolsa de valores do Brasil.

Certifique-se também de escolher uma corretora com taxas de corretagem competitivas, que ofereça uma boa experiência de negociação e qualidade de execução das ordens no mercado de ações.

Por fim, não se esqueça de definir quanto destinará para o Trading de ouro e as regras de gestão de risco que utilizará para manter o controle em todas as situações!

#4 Execute a sua primeira ordem de mercado

Está tudo pronto! Agora você precisa realizar a sua primeira transação.

Durante esta última etapa, não se esqueça de colocar uma ordem de stop loss para limitar sua exposição ao risco. Isso não o protegerá de um gap de preço, mas, na maioria dos casos, reduz automaticamente as suas perdas quando o nível de preço indicado for atingido.

O que você precisa lembrar sobre o Trading de ouro?

Negociar onças de ouro não o levará direto ao “El Dorado”, mas você poderá desenvolver valiosas habilidades, financeiras ou não, desde que respeite as regras do jogo! Portanto, lembre-se de alguns pontos importantes que apresentamos neste conteúdo:

  • O ouro é um dos metais preciosos mais procurados nos mercados financeiros.
  • A negociação de ouro é uma forma dos Traders explorarem novas oportunidades e funciona como um ativo de proteção para os investidores em tempos de incerteza econômica e crise financeira, além de contribuir com a diversificação da carteira de investimentos.
  • O preço do ouro pode ser influenciado por diversos fatores como instabilidade política, níveis de inflação e demais condições econômicas. No Brasil, os contratos de ouro também são impactados pela taxa de câmbio.
  • Embora o ouro seja considerado um instrumento financeiro seguro e de alta liquidez, lembre-se que ele também pode apresentar elevada volatilidade. Portanto, tenha cuidado.
  • Ao decidir negociar contratos de ouro, procure selecionar uma corretora regulamentada e realize as suas operações com mais segurança.

Gostou de conhecer melhor essa classe de ativos? Então continue nos acompanhando e amplie o seu conhecimento sobre o mercado financeiro.

Aproveite e confira nosso conteúdo sobre as melhores plataformas de Trading!

author

Maxime PARRA

Apaixonado pelo mercado financeiro, Maxime pratica day trading desde os seus 18 anos. Já ministrou mais de cem palestras e treinamentos em prestigiadas escolas de negócios e engenharia na Europa. Atualmente, ele é CEO da Syntax Finance, uma agência que acompanha as principais marcas do setor financeiro mundial em suas estratégias de marketing de conteúdo.

Conteúdos para ir mais longe

O que é Trading? [Guia do Trader iniciante de 2024]

Tudo o que você precisa saber sobre o Trading

O Trading consiste na compra e venda de ativos no mercado financeiro. Siga conosco neste guia gratuito destinado aos Traders.

25/02/2024
10 principais índices mundiais

10 principais índices mundiais

Você tem curiosidade em saber quais são os principais índices mundiais? Então você está no melhor conteúdo sobre o assunto..

23/02/2024
O que é e como funciona o TradingView, a plataforma de Trading

TradingView: a plataforma dos gráficos superpoderosos

Você acredita que as negociações no mercado financeiro podem ser acessíveis a todos? O TradingView é a plataforma que apresenta.

21/02/2024