TOP 2024 das melhores ferramentas de Trading 

TOP 2023 das melhores ferramentas de Trading

Talento e disciplina não são suficientes para um trader competir no mercado de ações, principalmente se ele não tiver ferramentas de trading avançadas.

Se por um lado, uma simples busca na internet pode ser suficiente para os investidores comuns montarem as suas operações, para um trader independente de alta performance a lista de instrumentos é extensa. 

Neste guia, você conhecerá 8 ferramentas de trading que, na nossa visão, são ideais para aqueles que desejam “vencer o mercado” em 2024.

Aviso

O Trading expõe você a riscos de perda financeira exponenciais.

Essa atividade é adequada para pessoas experientes, com perfil de investidor arrojado e, preferencialmente, com recursos financeiros que suportem os riscos e compreendam o funcionamento dos produtos negociados.

Altamente especulativas e particularmente complexas, as transações em instrumentos de câmbio (FOREX) e contratos por diferença (CFD) estão associadas a um nível ainda mais elevado de risco devido à possibilidade de alavancagem das posições.

Publicados para fins educacionais, os conteúdos do NewTrading não são, em nenhum caso, um aconselhamento em investimentos nem uma incitação a comprar ou vender ativos financeiros.

Siga a leitura e confira!

#1 Plataforma de Trading 

As melhores plataformas de trading permitem que o trader utilize a tecnologia para monitorar o mercado, analisar os ativos financeiros e ainda enviar suas ordens de compra e venda.

Esses softwares de negociação costumam disponibilizar inúmeros recursos, como:

  • Acompanhamento de preços e notícias em tempo real;
  • Implementação de alertas e filtros de mercado;
  • Suportes de desenho, resistências e padrões gráficos;
  • Exibição e configuração de indicadores técnicos;
  • Envio de ordens a partir dos gráficos;
  • Backtesting de estratégias de trading;
  • Simulador de negociação ao vivo;
  • Análise de desempenho.

Uma plataforma de trading profissional fornece dados históricos detalhados de uma ampla variedade de ativos e ainda permite que o trader utilize a negociação automática para ajudá-lo diariamente.

Os softwares de trading automatizado disponibilizam consultores especializados e robôs, economizando tempo na análise de mercado e ajudando a tomar as decisões mais assertivas.

Eles são criados a partir de uma interface “sem código”, recuperada da biblioteca do software ou programados de A a Z na linguagem própria do sistema. 

Esses algoritmos conseguem executar ordens no mercado de ações de forma independente quando as condições pré-definidas pelo trader são identificadas.

#2 Corretora 

As melhores corretoras para o Trading são aquelas que proporcionam ao trader ótimas condições para execução das ordens na bolsa de valores, permitindo que ele melhore os seus pontos de entrada e saída do mercado.

Nelas, o broker, ou corretor em português, desempenha o papel de intermediário entre o Trader e o mercado, especialmente quando não o investidor não tem autonomia para negociar seus ativos sozinho. 

Algumas corretoras oferecem corretagem “gratuita”. Contudo, essas promessas podem esconder taxas ocultas ou indiretas, como taxa de resgate, execução atrasada, venda de dados, entre outras.

As condições de preços e spreads oferecidos pela corretora variam conforme as condições do mercado. Portanto, cuidado para não ver os custos aumentarem ou a qualidade da execução das ordens diminuir quando o mercado experimentar um pico de volatilidade ou falta de liquidez.

#3 Robôs de Trading

Os melhores robôs de trading (ou bot de trading) automatizam toda ou parte de uma operação. Eles se dividem em diferentes tipos.

Os Expert Advisors (EA), por exemplo, são ferramentas de apoio à decisão, alertando o Trader quando um conjunto de condições pré-definidas são identificadas. Eles ainda recomendam a compra ou venda de um produto com base em critérios estatísticos.

Em geral, os robôs independentes, capazes de gerir com autonomia a entrada e/ou saída de uma posição segundo as condições programadas, são os melhores algoritmos de trading.

Isso porque esses algoritmos podem gerenciar desde ordens muito simples a estratégias mais robustas e avançadas, com condições de compra e venda complexas, como as negociações de alta frequência.

#4 Screeners e alertas de mercado  

A ajuda dos robôs é sempre bem-vinda para detectar oportunidades, ainda que você não esteja preparado para delegar todas as suas decisões de investimento para eles. 

Neste caso, recorrer a alertas e rastreadores de mercado, os famosos “screeners, pode ser uma alternativa interessante.

Volatilidade, desempenho, volumes… Os melhores screeners usam uma série de parâmetros para filtrar as dezenas de milhares de produtos financeiros e identificar aqueles que apresentam a melhor perspectiva conforme a sua estratégia de Trading.

#5 Cursos de Trading

O trading não pode ser improvisado, mas sim entendido!

Os cursos de Trading são uma excelente forma de entender como funcionam os mercados financeiros e adquirir a base teórica necessária para começar a negociar.

Eles podem ser o primeiro passo para aqueles que desejam se tornar um trader independente ou simplesmente conhecer o trading.

Um bom curso pode ajudá-lo a evitar erros de principiante, acelerar a curva de aprendizado e desenvolver as habilidades necessárias para atingir os seus objetivos.

Além dos cursos online, existem vários métodos alternativos, como:

#6 Estação de Trading

Se você planeja passar todo ou parte dos seus dias acompanhando os gráficos de ações, talvez seja melhor investir em uma estação de trading com várias telas.

A seguir, conheça alguns benefícios que um espaço profissional proporciona:

  • Conforto: o trader pode concentrar toda a sua energia e atenção na análise e na tomada de decisões;
  • Uso simultâneo de ferramentas: com apenas um clique, o trader tem acesso a tudo o que precisa para negociar (software de negociação, calendário econômico, diário de trading, etc.);
  • Agilidade: a exibição gráfica e a atualização dos dados de mercado podem ser particularmente gananciosas quanto ao consumo de internet e RAM. Uma máquina poderosa permite que você responda em todas as circunstâncias.

2, 4, 6, até 8 telas podem compor uma estação de negociação de alto desempenho. Há para todos os gostos, mas não se prenda apenas ao número de monitores. Atente-se também à qualidade e segurança do equipamento que vai adquirir.

#7 Stream Deck 

Algumas frações de segundo ganhas no envio de ordens ao mercado de ações podem ser suficientes para fazer a diferença entre um ganho e uma perda.

O desempenho de um Trader ativo pode progredir rapidamente se ele conseguir reduzir o tempo entre a sua decisão e a execução de sua transação.

Nesse sentido, o Stream Deck pode ser utilizado para automatizar algumas atividades de trading. Assim, o trader pode realizar aberturas de ordens no mercado instantaneamente e navegar de um gráfico de ações para outro na ponta dos dedos.

Disponível com 15 ou 32 teclas LCD personalizáveis, estas ferramentas de negociação se adaptam a todas as suas configurações de trading, permitindo que você monitore as suas posições, gerencie todas as suas ordens e exiba seus gráficos favoritos.

#8 Diário de Trading   

Manter um diário de trading é um dos melhores hábitos para incorporar na rotina de um trader. Essa ferramenta contribui para que ele desenvolva a disciplina e torne as suas operações mais rentáveis.

O diário de trading, digital ou físico, permite que você lembre dos seus objetivos e do seu plano de negociação antes de cada transação, mas também dê o passo necessário para analisar o seu desempenho diariamente.

O trader também pode usá-lo para aprender a gerenciar e entender melhor as suas emoções. 

O que lembrar sobre as melhores ferramentas de trading para 2024

Agora que você sabe quais ferramentas podem contribuir com o desempenho das suas negociações, relembre as principais informações trazidas neste conteúdo:  

  • As melhores plataformas de trading combinam software e corretagem na mesma interface. Elas permitem que você coloque ordens no mercado de ações e acompanhe as suas posições diretamente nos gráficos;
  • Corretoras que oferecem as melhores condições de negociação costumam ser as mais interessantes. Contudo, é preciso avaliá-las cuidadosamente de acordo com os critérios mais relevantes para o seu perfil investidor e posições no trading;
  • O uso da alta tecnologia, como robôs, screeners e Stream Deck, pode contribuir tanto com melhores desempenhos quanto com o gerenciamento de riscos;
  • Investir em conhecimento, utilizar uma estação de trading profissional e manter um diário de operações elevam as chances do trader atingir uma alta performance. 

Lembre-se que ter equipamentos de última geração não é garantia de sucesso nos mercados financeiros, mas essas ferramentas de negociação podem proporcionar uma melhor experiência de Trading.

author

Maxime PARRA

Apaixonado pelo mercado financeiro, Maxime pratica day trading desde os seus 18 anos. Já ministrou mais de cem palestras e treinamentos em prestigiadas escolas de negócios e engenharia na Europa. Atualmente, ele é CEO da Syntax Finance, uma agência que acompanha as principais marcas do setor financeiro mundial em suas estratégias de marketing de conteúdo.

Conteúdos para ir mais longe

Conheça os 5 Melhores Softwares de Análise Técnica

5 Melhores Softwares de Análise Técnica

Você já se perguntou como os Traders profissionais tomam decisões rápidas e precisas nos mercados financeiros? A resposta está nos.

25/02/2024
AvaTrade: o que você acha desta corretora?

AvaTrade: o que pensar desta corretora?

Você está pensando em usar a AvaTrade para fazer as suas operações de Trading, mas quer ter certeza se esta.

23/02/2024
TOP dos melhores simuladores de Trading de 2023.

TOP dos Melhores Simuladores de Trading em 2024

Desenvolver e implementar estratégias de Trading lucrativas nos mercados financeiros pode levar tempo. Então, que tal utilizar os melhores simuladores.

25/01/2024