Position Trading: o guia completo

Entre as diversas estratégias de investimento, o Position Trading se destaca como uma modalidade voltada para o longo prazo. Neste artigo, vamos aprofundar essa abordagem e explorar como ela se aplica no mercado financeiro.

O Position Trading, diferentemente de outros métodos, não se concentra nas oscilações diárias do mercado, mas em capturar grandes movimentos de preço e reversões de tendência ao longo de semanas, meses e até anos.

Preparado para entender como os investidores utilizam essa estratégia para aumentar seus lucros? Vamos lá!

Aviso

O Trading expõe você a riscos de perda financeira exponenciais. Essa atividade é adequada para pessoas experientes, com perfil de investidor arrojado e, preferencialmente, com recursos financeiros que suportem os riscos e compreendam o funcionamento dos produtos negociados.

Altamente especulativas e particularmente complexas, as transações em instrumentos de câmbio (FOREX) e contratos por diferença (CFD) estão associadas a um nível ainda mais elevado de risco devido à possibilidade de alavancagem das posições.

Publicados para fins educacionais, os conteúdos do NewTrading não são, em nenhum caso, um aconselhamento em investimentos nem uma incitação a comprar ou vender ativos financeiros.


O que é Position Trading?

O Position Trading é uma das principais modalidades de investimento em ativos financeiros. Ele permite que os investidores mantenham uma posição no longo prazo, geralmente meses ou anos!

No mercado financeiro, uma posição é “aberta” quando há a compra de um ativo financeiro com uma ordem de compra ou quando se vende a descoberto.

Em contraposição, a posição é “fechada” quando o Trader vende o ativo que comprou ou recompra a venda a descoberto. Este conceito de posição, é a referência para o Position Trade.

De todos os tipos diferentes de estratégias de negociação (Swing Trade e Day Trade por exemplo), o Position Trading tem os tempos de espera mais longos. Mas atenção, ele também tem risco de prejuízo.

A história está repleta de Traders famosos que fizeram fortuna aplicando estratégias de Position Trading, mas também há casos de falências com esta operação financeira.

Como funciona o Position Trading?

O Position Trading é uma estratégia de negociação de longo prazo na qual um Trader permanece deliberadamente em uma posição por vários meses ou mesmo anos, na esperança de captar uma grande movimentação de preço.

Esta é uma filosofia de negociação diferente do Day Trader, que visa capturar pequenas oscilações de preço comprando e vendendo no mesmo dia.

O Trader de posição despreza o comportamento dos preços no curto prazo. Ele espera pacientemente que seu objetivo financeiro de longo prazo seja alcançado ou não.

O princípio básico do Position Trading é, portanto, a ideia de que o mercado se move em tendências de preços.

A maneira mais simples de descrever o Trade de Posição é dizer que o Trader define uma grande meta de lucro em termos de movimento percentual do mercado.

Para não ser eliminado prematuramente da posição, o Position Trader tolera algumas perdas estabelecendo uma ordem de stop-loss mais distante.

Vantagens do Position Trading

Em primeiro lugar, esta é uma estratégia de longo prazo com oportunidades de ganhos significativos.

O Position Trader também é menos estressante em comparação com algumas estratégias de curto prazo porque as posições não precisam ser verificadas diariamente.

Anúncios e movimentos de curto prazo não são problemáticos, desde que a tendência geral permaneça.

Por fim, o Position Trader tem mais tempo para se dedicar a outras modalidades de operações, seja na renda variável ou não, além de poder trabalhar em outras atividades profissionais.

Limites de Position Trading

É necessário um capital significativo para manter as posições abertas por muito tempo, pois as negociações no Position Trading podem durar vários meses (com o dinheiro bloqueado).

Este limite pode implicar em perdas substanciais caso a análise inicial conduza a uma má escolha ou se fatores externos, como crises financeiras, invalidar o cenário previsto.

Eventos importantes e imprevistos podem induzir uma reversão de tendência. Portanto, o Trader de posição deve se manter atento a notícias importantes.

Riscos de Position Trading

É consenso entre os investidores que quanto menor o horizonte de tempo de negociação, maior o risco.

De fato, muitos acontecimentos inesperados podem ocorrer no curto prazo (ampliados pela alavancagem frequentemente utilizada no Day Trading), enquanto mudanças em períodos mais longos tendem a ter menos impacto e permitir mais tempo para reagir, exceto em circunstâncias excepcionais.

O principal risco do Position Trading é, portanto, sofrer um violento movimento de contra-tendência, e o investidor recusar-se a stoppar as suas operações de Trading, ou não fazê-lo devido a um gap de cotação.

Como abrir uma conta de Position Trading?

Corretora

O Position Trading é uma atividade mais flexível que requer menos especificidade do que Scalping ou Day Trading.

Por suas particularidades, a rapidez de execução e as cobranças de corretagem não são prioridades.

Os critérios a ter em conta na escolha da corretora são principalmente:

  • Confiabilidade (regulamento e licenças);
  • Qualidade dos serviços;
  • Análises gráficas;
  • Uma vasta gama de produtos que responde às necessidades do Position Trader (particularmente ações).
  • Serviços de análise fundamentalista regular e de qualidade são considerados uma vantagem.

Tipo de conta

Para realizar operações de Position Trading, é recomendável uma conta que permita o acesso a diversos mercados, incluindo ações, taxas e títulos.

A margem de garantia é sempre interessante, mas não essencial para este tipo de negociação.

Uma conta que apresenta preços flexíveis, ajustáveis conforme o volume de negociações, é uma boa escolha. Além disso, a possibilidade de operar com opções principalmente para objetivos de hedge pode ser um grande diferencial.

Mercados

Alguns mercados têm características particularmente interessantes para a prática do Position Trading, tais como: liquidez dos produtos, amplo portfólio de produtos e taxas razoáveis ​​para grandes valores de transação.

Os mercados que melhor atendem a essas especificidades são:

  • Mercado de ações,
  • índices,
  • Taxas,
  • Títulos,
  • Commodities.

O mercado de ações normalmente responde pela maior proporção de posições assumidas por Position Traders.

Produtos financeiros

Para negociar nesses mercados nas melhores condições possíveis, é importante usar os produtos financeiros adequados. No mercado de índices e ações, ações diretas e ETFs devem ser preferidos.

Produtos derivados como CFDs (Contratos por Diferença) costumam ser muito caros em termos de taxas a longo prazo. No entanto, podem ser usados ​​ocasionalmente, com opções, para proteger uma posição ou toda a carteira em situações especiais.

Seja para ações, títulos, taxas ou commodities, a negociação de produtos diretamente é mais favorável ao Position Trading.

Capital inicial

Os Traders de posição trabalham somente com o capital que estão dispostos a arriscar e que não fará falta no curto prazo. Isso os resguarda de um colapso financeiro, além de ajudar a eliminar o componente emocional nas suas operações.

De fato, ao manter posições abertas por meses ou até mesmo anos, o dinheiro fica atrelado por um período extenso e incerto.

Frequentemente, é requerido um montante considerável de capital para aproveitar eficazmente as flutuações de preços dos ativos, sem a necessidade de recorrer à alavancagem.

Diferentes mercados demandam diferentes volumes de capital para o Trading de posição. Ações são os ativos financeiros mais populares, no entanto, elas são as que exigem maior capital inicial.

Conhecimento e habilidades

As pessoas que tentam negociar posições sem entender os fundamentos do mercado geralmente perdem dinheiro.

A análise fundamentalista e a análise técnica são habilidades muito úteis para o Position Trader.

A análise de gráficos pode ajudar a otimizar entradas e saídas de posições. A análise fundamentalista e a macroeconomia ajudam a definir os critérios para decidir qual posição tomar e o momento ideal.

Mas sem um conhecimento aprofundado do mercado e de seus ativos (horários, funcionamento, especificidades e reações), as várias técnicas de análise não serão suficientes. Portanto, é importante treinar corretamente!

Modo de representação gráfica

Os Position Traders usam a análise gráfica para determinar tendências subjacentes, detectar reversões e encontrar pontos de entrada e saída de posição.

Os gráficos adequados a esta modalidade de operação geralmente têm as seguintes características:

  • Unidades de tempo: 1 hora, 4 horas, diariamente, semanalmente;
  • Gráficos de velas japonesas (candlesticks);
  • Indicadores técnicos;

Por exemplo, é importante ter uma maneira de julgar se a tendência de longo prazo que ajudará a atingir a meta, continua ou se reverte.

Em contraste, o timing perfeito do mercado não é tão importante em estratégias de Position Trading como em Day Trading

Os melhores indicadores para Position Trading são médias móveis simples (50, 100 e 200), MACD (divergência de convergência da média móvel) e suporte e resistência gráficos (sinais de aceleração ou reversão).

Position Trading: qual é o perfil de investidor?

Apetite de risco

Um Position Trader realiza um número restrito de operações, mas comumente com uma quantidade de dinheiro relevante empregada.

O risco está, portanto, muito presente, principalmente no caso de um grande imprevisto ou um erro na análise inicial.

Por isso, o Trader deve conseguir assumir riscos financeiros sem comprometer suas estratégias e o seu estado emocional.

O Position Trading é uma prática, assim como as demais estratégias de investimento, em que o gerenciamento de riscos é essencial.

Disponibilidade

Os Position Traders normalmente tentam capturar grandes movimentos de preço, permitindo que seus ganhos continuem a longo prazo enquanto correm o risco de uma reversão de preço.

Essas negociações geralmente duram mais do que as de qualquer outro tipo de Trading, mas devem vir com um preço de fechamento claro e predefinido.

Os Traders de posição devem fazer um esforço analítico significativo ao escolher um ativo (várias horas ou dias de análise), mas não são obrigados a permanecer em suas telas para monitorar suas posições posteriormente.

Além disso, é uma das modalidades de operação no mercado financeiro que permite  flexibilidade, podendo as análises serem feitas no final de semana, por exemplo.

Experiência

É fundamental que o Position Trader adquira uma experiência relevante que inicialmente ocorre via pesquisas e leituras, fornecendo uma base sólida de conhecimento técnico sobre os mercados.

Em seguida, é preciso definir uma estratégia adequada de análise financeira e testá-la, preferencialmente em uma conta demo ou utilizando um simulador, antes de implementá-la no mercado real.

Pode levar vários meses até que ele esteja completamente apto a operar com uma estratégia específica e a experiência prática dos mercados, adquirida ao longo dos anos de operações (incluindo períodos de crise, alta volatilidade), reforça ainda mais as competências de qualquer Trader.

Otimize sua estratégia de Position Trading

Gerencie os seus resultados

Quando as operações estão vinculadas, é importante manter um diário de negociação para poder acompanhar regularmente os seus resultados e analisar os seus erros, períodos ruins ou estratégias perdedoras.

Como as posições são mantidas por longos períodos, é interessante manter o diário atualizado com os ganhos e perdas não realizados. Isso fornece uma imagem em tempo real da situação do capital, mesmo que as transações ainda não tenham sido liquidadas.

Como o número de operações é limitado, o registro no diário consome menos tempo do que com outras estratégias. Este documento permite ao Trader saber com muita precisão o que funciona ou não para o aprimoramento de suas estratégias ao longo do tempo.

Alguns sites ou softwares permitem automatizar pelo menos parte do diário de Trading para aumentar a eficiência.

Automatize a sua estratégia

A negociação de posições não é particularmente propícia à automatização. Sendo o número de posições baixo e as entradas e saídas determinadas na origem pela análise fundamentalista, a automatização total das estratégias é geralmente de pouca utilidade.

No entanto, é possível usar um software que automatize a análise financeira das empresas-alvo, visando critérios específicos (filtros, alertas de preços, consultores especializados, etc.).

A automação pode ser programada para ordens de proteção definidas assim que a posição é aberta. Também é possível programar stops antes dos principais limites.

O que lembrar sobre Position Trading

O Position Trading pode ser uma ótima opção para um Trader que não pode acompanhar as negociações o dia todo ou não quer estar sob muito estresse diante da volatilidade diária.

A modalidade também é muito adequada para investidores adeptos às análises fundamentalistas.

Se bem executado, esse estilo de negociação pode lucrar com as mudanças no preço de uma ação ao longo de várias semanas ou meses.

Cabe então ao Trader encontrar a estratégia de análise e gestão de risco que melhor se adapta às suas capacidades e objetivos, ao tamanho da sua conta e à sua disponibilidade.

author

Maxime PARRA

Apaixonado pelo mercado financeiro, Maxime pratica day trading desde os seus 18 anos. Já ministrou mais de cem palestras e treinamentos em prestigiadas escolas de negócios e engenharia na Europa. Atualmente, ele é CEO da Syntax Finance, uma agência que acompanha as principais marcas do setor financeiro mundial em suas estratégias de marketing de conteúdo.

Conteúdos para ir mais longe

Backtesting de uma estratégia de Trading: Guia Completo

Backtesting: o simulador de voo dos Traders

Melhor prevenir do que remediar. Se investir em uma conta de demonstração já é uma ferramenta poderosa para progredir sem.

05/02/2024
Pullbacks: Entendendo e Utilizando-os no Trading

Pullback: Entendendo as Oscilações do Mercado

Se a imagem de um navio navegando rapidamente sobre as ondas ilustra perfeitamente a forte tendência de um mercado, observar.

02/02/2024
Trading Heikin Ashi: operando com candles 2.0

Heikin Ashi: como operar com candles 2.0

As famosas velas japonesas, bastante conhecidas pelos Traders, apresentam uma grande falha: elas não filtram o ruído do mercado. Isso.

01/02/2024