Day Trade sem dinheiro: planos de carreira para Traders sem capital

Day Trade sem dinheiro: como negociar sem capital

O dinheiro é a principal ferramenta de trabalho de um Trader. No entanto, negociar sem capital não é uma utopia. Georges Soros, Jesse Livermore, Paul Tudor Jones… Vários Traders de sucesso iniciaram sem nenhum tostão no bolso.

Existem várias soluções para começar a negociar sem gastar um centavo, desde o uso de uma conta demo até empresas de Prop Trading.

Mas cuidado: como já dizia o Prêmio Nobel de Economia Milton Friedman em 1975, não existe “almoço grátis”. Portanto, antes de começar a operar na bolsa de valores, entenda como funciona o day Trade sem dinheiro.

Aviso

O Trading expõe você a riscos de perda financeira exponenciais. Essa atividade é adequada para pessoas experientes, com perfil de investidor arrojado e, preferencialmente, com recursos financeiros que suportem os riscos e compreendam o funcionamento dos produtos negociados.

Altamente especulativas e particularmente complexas, as transações em instrumentos de câmbio (FOREX) e contratos por diferença (CFD) estão associadas a um nível ainda mais elevado de risco devido à possibilidade de alavancagem das posições.

Publicados para fins educacionais, os conteúdos do NewTrading não são, em nenhum caso, um aconselhamento em investimentos nem uma incitação a comprar ou vender ativos financeiros.

Por que negociar sem dinheiro?

O day trade envolve riscos significativos de perdas financeiras. Por este motivo, é fundamental definir o valor que você destinará para fazer as suas operações na bolsa de valores.

Alto para alguns, moderado para outros, esse orçamento de Trading também pode ser zero…

Se você não tem recursos financeiros suficientes para constituir uma reserva de emergência e uma carteira de investimentos diversificada, fazer day trade sem dinheiro é a única opção disponível.

Essa também pode ser uma escolha prudente para quem deseja aprender ou se aperfeiçoar, mesmo podendo arriscar o seu dinheiro no mercado financeiro.

Não se deve esquecer o aspecto lúdico do Trading. Sozinho ou com amigos, fazer operações de day trade sem arriscar o dinheiro real pode ser uma fonte de puro prazer; uma forma de se divertir sem consequências.

Em algumas situações e sob certas condições específicas, esse forma de negociação pode, inclusive, render dinheiro de verdade.

Abrir uma conta de demonstração

Na ausência do day trade com dinheiro real, é possível negociar com dinheiro virtual graças às contas de demonstração. Imerso em condições reais de mercado, o Trader realiza as suas operações de compra e venda com um capital fictício.

A conta demo, disponibilizada pela maioria das plataformas de Trading, permite que os Traders se familiarizem com as ferramentas de negociação e funcionalidades de execução de ordens sem colocar o seu dinheiro em risco.

Embora sejam usadas principalmente por Traders iniciantes, as contas de demonstração às vezes são utilizadas por Traders experientes interessados em testar novas estratégias ou refinar seus sinais de negociação.

Vantagens:

  • Familiarização com a plataforma de Trading;
  • Condições reais de negociação;
  • Duração ilimitada.

Desvantagens:

  • Sem perspectivas de ganhos reais;
  • Risco de adotar maus hábitos.

Ser patrocinado por uma Prop Firm

Negociar por meio de uma Proprietary Trading Firm (Prop Firm) corresponde a operar nos mercados financeiros com o capital de uma empresa especializada. Em troca, os lucros são compartilhados entre o Trader e a empresa conforme condições predefinidas.

O objetivo da Prop Firm é lucrar com as habilidades dos Traders com os quais trabalham, permitindo que eles negociem volumes significativos sem arriscar o seu próprio dinheiro. Uma situação vantajosa para ambas as partes.

As Prop Firms são voltadas principalmente para Traders experientes capazes de demonstrar sua habilidade em gerar ganhos consistentes com um bom controle de riscos.

Vantagens:

  • Receitas potencialmente altas;
  • Dinheiro real significativo;
  • Recursos e ferramentas profissionais.

Desvantagens:

  • Seleção rigorosa;
  • Restrições estabelecidas pela empresa;
  • Compartilhamento dos lucros.

Aproveitar “bônus sem depósito”

Os bônus sem depósito referem-se a valores em dinheiro real creditados na conta de negociação do Trader, sem que ele tenha que fazer qualquer depósito inicial.

Essa aparente generosidade visa estimular o cadastro na plataforma, oferecendo ao novo usuário a oportunidade de iniciar as suas operações de day trade com um capital real, ainda que modesto.

Contudo, os Traders devem ter muito cuidado com as condições para sacar esse bônus, que geralmente está condicionado a um volume significativo de transações para que as taxas de corretagem compensem o investimento inicial da corretora de valores.

Lembre-se que essa pode ser apenas uma estratégia para captar novos clientes. Portanto, o bônus sem depósito não deve ser um critério decisivo na escolha da instituição que intermediará as suas operações no mercado financeiro.

Vale destacar que essa não é uma prática comum no Brasil. No mercado local, as corretoras costumam oferecer corretagem zero, plataformas de Trading robustas e conteúdos sobre educação financeira para atrair e reter os seus clientes.

Vantagens:

  • Dinheiro real para começar a negociar;
  • Potencial para ganhos reais.

Desvantagens:

  • Condições frequentemente rígidas para a retirada dos ganhos;
  • Os valores oferecidos costumam ser baixos.

Participar de uma competição de Trading

Uma competição de Trading é um evento no qual os Traders disputam para alcançar o melhor desempenho em um tempo limitado.

Em geral, essas competições são promovidas por corretoras de valores, instituições educacionais ou empresas de tecnologia financeira, visando incentivar a aprendizagem, a emulação entre os participantes e a detecção de novos talentos.

Elas também representam uma forma das empresas se promoverem e atraírem novos clientes em um ambiente divertido. Em alguns casos, as competições oferecem recompensas financeiras ou em espécie para aumentar o número de participantes.

Vantagens:

  • Recompensas reais;
  • Aprendizado e inspiração mútua;
  • Reconhecimento para os vencedores.

Desvantagens:

  • Regras do jogo às vezes distantes da realidade do Trading.

Fazer day trade sem capital real pode ser uma excelente ferramenta educacional, mas que também exige alguns pontos de atenção. 

Se você estiver se candidatando ao programa de seleção de uma Prop Firm ou procurando aproveitar um bônus, fique atento e tenha cuidado com as fraudes. Caso você opte por competições de Trading, procure dicas que ajudem a maximizar as suas chances de vitória.

Gostou deste conteúdo? Então continue acompanhando a NewTrading e amplie o seu conhecimento sobre o mercado de ações, seja para negociar no curtíssimo prazo ou para fazer operações de longo prazo.

author

Maxime PARRA

Apaixonado pelo mercado financeiro, Maxime pratica day trading desde os seus 18 anos. Já ministrou mais de cem palestras e treinamentos em prestigiadas escolas de negócios e engenharia na Europa. Atualmente, ele é CEO da Syntax Finance, uma agência que acompanha as principais marcas do setor financeiro mundial em suas estratégias de marketing de conteúdo.

Conteúdos para ir mais longe

20 principais bolsas de valores no mundo

20 principais bolsas de valores no mundo

Tem interesse em descobrir quais são as principais bolsas de valores no mundo? Siga o texto e confira a coletânea.

23/02/2024
Trader bem-sucedido: como ganhar dinheiro no Trading?

Trader de sucesso: ganhe dinheiro no Trading

“Comprar ou vender ativos no mercado financeiro visando a geração de lucros”. Esta poderia ser uma definição simples e clara.

16/02/2024
Tudo sobre como negociar café.

Tudo Sobre Como Negociar Café [Guia 2024]

A negociação de café é uma atividade que atrai Traders e investidores experientes. A commodity oferece uma combinação de risco.

25/01/2024