O Trading é um jogo!

O Trading é um jogo!

O Trading é um jogo! Embora a frase seja forte, ela é certamente a maneira mais razoável de apresentar essas operações financeiras.

Isso porque o Trading mudou. Se antes as negociações de curtíssimo prazo eram realizadas por uma minoria de profissionais, hoje o Trading se tornou um hobby que pode estar ao alcance de muitos.

Continue a leitura e veja como as operações de Trading se transformaram em um “jogo” na bolsa de valores.

Aviso

O Trading expõe você a riscos de perda financeira exponenciais. Essa atividade é adequada para pessoas experientes, com perfil de investidor arrojado e, preferencialmente, com recursos financeiros que suportem os riscos e compreendam o funcionamento dos produtos negociados.

Altamente especulativas e particularmente complexas, as transações em instrumentos de câmbio (FOREX) e contratos por diferença (CFD) estão associadas a um nível ainda mais elevado de risco devido à possibilidade de alavancagem das posições.

Publicados para fins educacionais, os conteúdos do NewTrading não são, em nenhum caso, um aconselhamento em investimentos nem uma incitação a comprar ou vender ativos financeiros.

Traders profissionais, uma espécie ameaçada de extinção

Em um cenário no qual mais de 80% das transações feitas no mercado de ações já estão automatizadas, o mito do Trader profissional retratado nos melhores filmes de Trading parece estar perdendo força.

Substituídos por algoritmos com inteligência artificial, os Traders institucionais dos cinco maiores bancos de investimento viram a sua força de trabalho diminuir 30% na última década, segundo a Bloomberg.

Soluções tecnológicas mais rápidas, duradouras e confiáveis estão gradualmente “empurrando” os Traders profissionais para fora e preferindo novos perfis, como analistas quantitativos.

Trading 2.0: mais um hobby do que um meio de vida!

O tsunami tecnológico em curso, embora marque o fim da era de ouro dos Traders profissionais, também coroa a chegada de uma nova geração de Traders independentes.

Amadores com algumas centenas ou mesmo milhares de reais, esses Traders em ascensão atacam o mercado para o bem ou para o mal.

Os jovens lobos, muitas vezes enganados por vendedores de sonhos explorando habilmente a confusão entre os Traders Profissionais dos anos 80 e os Traders iniciantes dos anos 2020, podem fracassar com a realidade do mercado acionário.

Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), constatou que dos brasileiros que fizeram operações de day trade, cerca de 97% perderam dinheiro. Os demais ganharam menos que R$300 por dia.

Para Ray Dalio, um dos melhores especuladores do mundo, “vencer o mercado é mais difícil do que conseguir uma medalha olímpica”.

Com fundos de investimento cada vez mais bem equipados para aproveitar as oportunidades do mercado financeiro e algoritmos de Trading de alta frequência eficientes, ganhar alguns reais apenas tocando a ponta dos dedos no iPhone já é uma façanha.

Você provavelmente não ficará rico com Trading e as probabilidades de ganhar dinheiro para “obter uma renda extra” no mercado de ações nem sempre estarão a seu favor. Não existe fórmula mágica!

Devemos, então, abandonar o Trading? Cabe a você julgar. Mas, uma coisa é certa, é melhor considerá-lo como um hobby do que um meio de subsistência.

Uma nova abordagem para o Trading

A postura do novo Trader resume-se em definir um orçamento de Trading como se faz para as compras, planejar as sessões de negociação como se planeja uma atividade física e encarar o mercado de ações como alguém que sai em busca de aventuras.

Essa abordagem racional, praticada nas horas vagas, ajuda a reduzir consideravelmente o estresse gerado pelo Trading, proporcionando uma experiência mais prazerosa e desenvolvendo habilidades financeiras e extras (disciplina, estratégia, criatividade).

As operações de Trade como hobby, com tempo e orçamento definidos com antecedência, ajudam os iniciantes no mercado financeiro a permanecerem no controle do jogo em todas as circunstâncias e não afundarem no vício.

O desafio está nos detalhes, mas você já sabe como separar o joio do trigo e não confundir o Trader Profissional dos anos 80 com o Trader Amador dos anos 2020, assim como distinguir Trade especulativo de investimento.

O que você deve lembrar sobre o Trading como um jogo

O Trading é uma operação que acontece na bolsa de valores e envolve riscos significativos. Essa negociação de curto prazo se popularizou nas últimas décadas e tornou-se um hobby para muitas pessoas. 

A seguir, confira alguns pontos para ficar de olho:

  • O Trading envolve riscos significativos. Por isso, estabeleça limites e nunca invista mais do que você pode perder. O gerenciamento de risco ajuda a preservar o seu patrimônio e permite que você continue operando no longo prazo.
  • Invista em conhecimento. Ainda que você utilize o Trading apenas como hobby, é fundamental manter-se em constante aprendizado sobre os mercados financeiros, as melhores estratégias, análise técnica, entre outros temas relacionados. 
  • Tenha disciplina. Não deixe que emoções, como medo e ganância, influenciem as suas decisões. 
  • Respeite o seu perfil de risco. O mercado financeiro possui oportunidades interessantes para todo perfil de investidor. 

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para conhecer as melhores plataformas de Trading para 2023.

author

Maxime PARRA

Apaixonado pelo mercado financeiro, Maxime pratica day trading desde os seus 18 anos. Já ministrou mais de cem palestras e treinamentos em prestigiadas escolas de negócios e engenharia na Europa. Atualmente, ele é CEO da Syntax Finance, uma agência que acompanha as principais marcas do setor financeiro mundial em suas estratégias de marketing de conteúdo.

Conteúdos para ir mais longe

20 principais bolsas de valores no mundo

20 principais bolsas de valores no mundo

Tem interesse em descobrir quais são as principais bolsas de valores no mundo? Siga o texto e confira a coletânea.

23/02/2024
Trader bem-sucedido: como ganhar dinheiro no Trading?

Trader de sucesso: ganhe dinheiro no Trading

“Comprar ou vender ativos no mercado financeiro visando a geração de lucros”. Esta poderia ser uma definição simples e clara.

16/02/2024
Tudo sobre como negociar café.

Tudo Sobre Como Negociar Café [Guia 2024]

A negociação de café é uma atividade que atrai Traders e investidores experientes. A commodity oferece uma combinação de risco.

25/01/2024