Trading com margem: usando a alavancagem para ultrapassar seus limites 

Trading com Margem: Funcionamento e Estratégia
  • Blog
  • Trading
  • Trading com margem: usando a alavancagem para ultrapassar seus limites 

O Trading é uma atividade arriscada. E a negociação com margem é ainda mais. Por isso, antes de “investir a crédito” no mercado financeiro, é necessário entender bem os mecanismos dessa estratégia.

Se por um lado a alavancagem pode multiplicar o potencial de ganhos, ela também pode se transformar em um “efeito devastador”, levando a perdas substanciais ou até a uma situação de endividamento! Portanto, fique atento!

Entendendo o Trading com margem

No Trading com margem, os Traders abrem posições maiores que seu capital disponível, usando parte dele como garantia (margem) e pegando emprestado o restante com a corretora que está intermediando as suas operações. 

Essa estratégia reduz o capital de investimento necessário para manter as posições, porém intensifica a volatilidade, aumentando tanto o potencial de lucro quanto de prejuízo.

Por este motivo, o Trading com margem é mais adequado para Traders profissionais ou experientes, que compreendem bem o mercado financeiro e sabem fazer uma boa gestão de riscos.

Trading com margem e o impacto da alavancagem

O Trading com margem e a alavancagem estão intrinsecamente conectados: enquanto a alavancagem amplifica a capacidade de investimento, a negociação com margem é a sua aplicação prática. 

Basicamente, ao operar com margem de garantia, o Trader está utilizando a alavancagem para potencializar as suas operações.

Funcionamento do Trading com Margem

Conta margem

Para colocar em prática esse tipo de estratégia, você precisa ter uma conta de Trading ativa em uma das corretoras do mercado, que ficará responsável por intermediar as operações.

Essa instituição determinará, com base no seu perfil de investidor e nos produtos financeiros disponíveis, se você pode ou não pegar emprestado recursos para abrir posições que excedam o seu capital atual.

Margem inicial e margem de manutenção

A margem inicial é a quantidade de dinheiro disponível que você precisa ter para abrir a posição.

Por exemplo, se você deseja comprar ações no valor de R$10.000 e o efeito de alavancagem é de 1:10, você precisa ter no mínimo R$1.000 de margem inicial em sua conta de Trading.

Já a margem de manutenção é o montante mínimo a ser mantido na conta para manter a posição aberta. Se o saldo da sua conta ficar abaixo desse nível, você receberá uma chamada de margem.

Vantagens e Riscos do Trading com Margem

VantagensRiscos
Amplificação dos lucrosPossibilidade de perdas substanciais
Baixo capital imobilizadoChamadas de margem e risco de liquidação
Melhor diversificação possívelCustos potencialmente elevados

A alavancagem permite que os Traders tenham acesso a mais ativos financeiros para diversificar o portfólio e torná-lo mais resiliente sem ter que desembolsar o valor total.

Esta técnica possibilita que eles conquistem lucros maiores, assim como expõe os Traders a riscos significativos. Logo, as chances de perdas tendem a ser mais altas no Trading com margem.

Se o saldo da conta ficar abaixo da margem de manutenção, a corretora pode exigir um depósito adicional de recursos ou a venda de alguns ativos de garantia para cobrir o déficit.

Caso a chamada de margem não seja atendida, a corretora pode liquidar posições do Trader a seu critério e resultar em consequências desagradáveis.

Em condições de mercado desfavoráveis, pode ser difícil liquidar uma posição ao melhor preço. Em algumas situações, a negociação com margem pode resultar inclusive em endividamento.

Como Warren Buffet costuma dizer, o verdadeiro risco é não saber o que se está fazendo. O Trading com margem é uma solução interessante para diversificar o portfólio e tentar ampliar os seus ganhos, mas que exige cautela e conhecimento. 

Tudo isso são razões para aprender, antes de tudo, sobre as estratégias de gerenciamento de risco, como o Money Management!

author

Maxime PARRA

Apaixonado pelo mercado financeiro, Maxime pratica day trading desde os seus 18 anos. Já ministrou mais de cem palestras e treinamentos em prestigiadas escolas de negócios e engenharia na Europa. Atualmente, ele é CEO da Syntax Finance, uma agência que acompanha as principais marcas do setor financeiro mundial em suas estratégias de marketing de conteúdo.

Conteúdos para ir mais longe

O que é Trading? [Guia do Trader iniciante de 2024]

Tudo o que você precisa saber sobre o Trading

O Trading consiste na compra e venda de ativos no mercado financeiro. Siga conosco neste guia gratuito destinado aos Traders.

25/02/2024
10 principais índices mundiais

10 principais índices mundiais

Você tem curiosidade em saber quais são os principais índices mundiais? Então você está no melhor conteúdo sobre o assunto..

23/02/2024
O que é e como funciona o TradingView, a plataforma de Trading

TradingView: a plataforma dos gráficos superpoderosos

Você acredita que as negociações no mercado financeiro podem ser acessíveis a todos? O TradingView é a plataforma que apresenta.

21/02/2024