Chamada de Margem: quando o sino toca…
O filme “Margin Call” de J.C. Chandor, lançado em 2011, retrata funcionários de um grande banco de investimentos americano, dispostos a tudo para evitar uma chamada de margem catastrófica.
Temidas por Traders do mundo inteiro, as chamadas de margem não são apenas uma ficção reservada aos melhores filmes sobre Trading, mas uma realidade que todo Trader deve estar preparado para enfrentar no mercado financeiro.
O Trading expõe você a riscos de perda financeira exponenciais. Essa atividade é adequada para pessoas experientes, com perfil de investidor arrojado e, preferencialmente, com recursos financeiros que suportem os riscos e compreendam o funcionamento dos produtos negociados.
Altamente especulativas e particularmente complexas, as transações em instrumentos de câmbio (FOREX) e contratos por diferença (CFD) estão associadas a um nível ainda mais elevado de risco devido à possibilidade de alavancagem das posições.
Publicados para fins educacionais, os conteúdos do NewTrading não são, em nenhum caso, um aconselhamento em investimentos nem uma incitação a comprar ou vender ativos financeiros.
Entendendo a chamada de margem
Basicamente, a chamada de margem ocorre quando a corretora de valores exige que o Trader reconstitua a sua margem de garantia disponível, sob pena de ter a posição encerrada à força.
Em outras palavras, quando um Trader opera com margem, ele está tomando dinheiro emprestado de uma corretora para aumentar o tamanho de sua posição na bolsa de valores.
Para isso, a corretora exige que o ele mantenha valores mínimos de capital próprio em sua conta, conhecido como margem de garantia. Este requisito ajuda a protegê-la contra eventuais prejuízos.
Se o mercado evoluir desfavoravelmente e o valor das posições do Trader cair, a sua margem diminui proporcionalmente. Caso ela fique abaixo do limite exigido pela instituição (margem de manutenção), a corretora emitirá uma chamada de margem.
Imagine um Trader que compra ações no valor de R$10.000 com uma alavancagem de 1:2. Ele investe R$5.000 do próprio dinheiro e pega emprestado os R$5.000 restantes.
Se o mercado cair e o valor da ação desvalorizar 10%, a sua posição passará a valer R$9.000. O Trader ainda deve R$5.000, mas a sua margem reduz para R$4.000 (R$9.000 – R$5.000).
Caso a margem de manutenção também seja de 1:2, ele deve manter no mínimo R$4.500 de capital próprio, o equivalente a 50% de R$9.000. Contudo, se a sua margem ficar abaixo desse valor, uma chamada de margem será acionada.
Consequências de uma Chamada de Margem
Consequências | Explicação |
Venda forçada de ativos | Se o Trader não tiver recursos suficientes, a corretora tem o direito de liquidar a posição para cobrir a margem de garantia exigida. |
Maior risco financeiro | Ao fornecer recursos adicionais para atender a chamada de margem, o Trader aumenta a sua exposição ao risco. |
Impacto na liquidez | Responder a uma chamada de margem atrapalha o planejamento financeiro do Trader, afetando ativos líquidos destinados a outros objetivos. |
Deterioração do crédito | O não cumprimento de uma chamada de margem pode afetar a relação de crédito entre o Trader e a corretora de valores, resultando em exigências de margens mais altas e limites na alavancagem. |
Stress | As chamadas de margem podem causar uma pressão psicológica significativa devido à sua urgência e implicações financeiras. |
Degradação do portfólio | Uma chamada de margem pode forçar o Trader a reorganizar seu portfólio, às vezes vendendo ativos financeiros rentáveis para cobrir perdas. |
Funcionamento da Chamada de Margem
Principais Desencadeadores
Desencadeadores | Explicação |
Queda do mercado | Se o mercado cair e houver uma desvalorização dos ativos, a margem do Trader pode ficar abaixo da margem de manutenção estabelecida (mesmo com perdas não realizadas). |
Aumento das exigências | As corretoras de valores podem aumentar as exigências de margem em períodos de alta volatilidade. |
Mercado de Balcão (OTC) vs. Mercado Regulado
Mercado de Balcão (OTC) | Mercado Regulado |
Menos transparente, pode ter regras de margem menos padronizadas. | Mais transparente, com regras de margem padronizadas e regulamentadas. |
As chamadas de margem podem ser menos previsíveis devido à natureza menos regulamentada do mercado. | As chamadas de margem seguem procedimentos e critérios claramente definidos. |
Evitando a Chamada de Margem
- Uso de stop-loss
Colocar ordens de stop-loss pode ajudar a limitar as perdas em uma posição e, assim, evitar que a margem de garantia fique abaixo do nível necessário.
- Constante monitoramento do portfólio
Acompanhar o desempenho do portfólio e ajustar as posições conforme os movimentos do mercado financeiro também pode evitar chamadas de margem.
- Gestão cautelosa da alavancagem
Usar a alavancagem com cautela, ou seja, emprestar apenas uma parte moderada dos fundos em relação ao capital disponível, pode reduzir o risco de uma chamada de margem.
- Trading à vista
O Trading à vista, onde os investidores utilizam apenas o capital próprio sem recorrer a empréstimos, elimina o risco de ter que depositar mais dinheiro ou liquidar posições para manter as contas de Trading.
- Estratégias de hedge
Abrir posições de hedge pode neutralizar total ou parcialmente a exposição ao risco de um determinado portfólio.
No entanto, é importante que tanto a posição aberta quanto a de proteção estejam na mesma conta de Trading para evitar uma requisição de margem em uma conta, sem que os ganhos da outra possam prevenir.
Ninguém deseja ser vítima de uma chamada de margem, mas isso pode acontecer. Portanto, antes de fazer operações com alavancagem na bolsa de valores, procure se capacitar com os melhores cursos de Trading.
Saber como reagir em situações como essa pode ser essencial para evitar possíveis prejuízos! Lembre-se ainda que essas operações de risco são mais adequadas para investidores experientes ou Traders profissionais.
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Maxime PARRA
Apaixonado pelo mercado financeiro, Maxime pratica day trading desde os seus 18 anos. Já ministrou mais de cem palestras e treinamentos em prestigiadas escolas de negócios e engenharia na Europa. Atualmente, ele é CEO da Syntax Finance, uma agência que acompanha as principais marcas do setor financeiro mundial em suas estratégias de marketing de conteúdo.
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