Estratégias de Day Trading: Scalping de opções

Estratégias de day trading: scalping de opções

O scalping de opções é uma da estratégia de negociação utilizada por quem pratica o Day Trade. Nele, os investidores buscam lucrar com as pequenas variações de preço dos ativos no mercado financeiro. 

Para essa negociação ser bem-sucedida, um grande volume de transações e regras predefinidas de gerenciamento de risco são exigidas.

Neste artigo, exploraremos em detalhes o scalping de opções e alguns pontos importantes a serem considerados caso o Trader decida usar essa modalidade de operação de curtíssimo prazo.

Aviso

O Trading expõe você a riscos de perda financeira exponenciais. Essa atividade é adequada para pessoas experientes, com perfil de investidor arrojado e, preferencialmente, com recursos financeiros que suportem os riscos e compreendam o funcionamento dos produtos negociados.

Altamente especulativas e particularmente complexas, as transações em instrumentos de câmbio (FOREX) e contratos por diferença (CFD) estão associadas a um nível ainda mais elevado de risco devido à possibilidade de alavancagem das posições.

Publicados para fins educacionais, os conteúdos do NewTrading não são, em nenhum caso, um aconselhamento em investimentos nem uma incitação a comprar ou vender ativos financeiros.

Scalping de opções: uma análise detalhada

O scalping de opções é uma estratégia de Trading que permite aproveitar as pequenas oscilações do mercado de renda variável. 

Ao comprar e vender rapidamente contratos futuros de opções, os Traders podem lucrar com a diferença de preços dos ativos, seja com a melhor ordem de compra (bid) ou na melhor ordem de venda (ask).

O principal objetivo desse tipo de operação é conquistar muitos pequenos lucros em um curto espaço de tempo, em vez de aguardar e maximizar o retorno das suas posições no médio e longo prazo. 

Em outras palavras, você abre mão da chance de ganhar mais dinheiro e encerra as suas posições assim que os primeiros resultados positivos aparecem, ainda que estes não sejam tão relevantes.

Para isso, os scalpers de opções devem realizar centenas de operações diárias, seguindo rígidas regras de Trading e de gestão de risco, para aumentar o número de negociações lucrativas e potencializar os seus ganhos.

Princípios do Scalping de Opções

Os scalpers de opções adotam princípios de negociação baseados em:

  • Volume;
  • Gerenciamento de risco;
  • Plataforma de negociação;
  • Outras boas práticas.

Diante desses princípios, a estratégia de scalping é mais utilizada por um perfil de Trader profissional que sabe que os lucros podem ser alcançados através dessas operações curtas que aproveitam as pequenas oscilações de preço. Entenda melhor:

Volume

Um Trader de sucesso precisa de um grande volume de negociação para elevar as suas chances de alcançar os melhores resultados. 

Sendo assim, é necessário utilizar ativos financeiros de alta liquidez, garantindo que conseguirá entrar e sair das posições com rapidez e facilidade. Do contrário, aumentará o risco da sua estratégia.

O volume de operações diárias também deve ser considerado por ser mais fácil lucrar com variações pequenas e mais frequentes do que grandes movimentos de preços que podem demorar para acontecer.

Gerenciamento de riscos

O princípio básico do scalping de opções é a gestão de risco. Enquanto realizam diversas operações em um curtíssimo espaço de tempo, os Traders utilizam regras predefinidas para garantir que as suas posições não se desloquem.

A disciplina também é fundamental nesta modalidade de operação. Mesmo as estratégias de scalping mais bem projetadas não serão lucrativas se você não seguir as regras estabelecidas.

Plataforma de negociação

Os scalpers de opções captam as rápidas e pequenas oscilações de preços dos ativos. Por isso, eles necessitam de uma plataforma de negociação que possibilite o acesso direto ao mercado de ações.

Em geral, essa estratégia utiliza softwares que trazem mais velocidade e precisão na execução das ordens de compra e venda dos ativos.

Outras práticas recomendadas

Embora cada Trader tenha a sua própria estratégia, existem algumas práticas a seguir no scalping de opções, como:

  • Utilização de ordens limitadas: elas ajudam a executar operações nos limites de preço, minimizando potenciais perdas;
  • Sólido conhecimento sobre os ativos: negociar ativos financeiros conhecidos contribuiu para que você tenha uma estratégia bem-sucedida.

Vantagens e desvantagens

O scalping de opções é uma estratégia poderosa que oferece aos traders a capacidade de obter ganhos consistentes enquanto reduz o risco. Contudo, ele exige muita experiência, controle emocional e conhecimento. Além de não existir nenhuma garantia de lucro. 

Por isso, alguns fatores devem ser considerados ao decidir utilizar esse modelo de operação. Confira:

Vantagens e desvantagens

O scalping de opções é uma estratégia poderosa que oferece aos Traders a capacidade de obter ganhos consistentes enquanto reduz o risco. Contudo, ele exige muita experiência, controle emocional e conhecimento. Além de não existir nenhuma garantia de lucro. 

Por isso, alguns fatores devem ser considerados ao decidir utilizar esse modelo de operação. Confira:

Vantagens

  • Risco reduzido: as estratégias de scalping são projetadas para aproveitar pequenas variações de preços em um curto espaço de tempo. Consequentemente, isso reduz o seu risco financeiro.
  • Flexibilidade de uso: o scalping de opções pode ser usado com uma grande variedade de ativos e em diferentes cenários de mercado, sendo, portanto, uma estratégia de investimento flexível.
  • Negociação baseada em regras: o uso de ordens limitadas e as diretrizes de Trading preestabelecidas permitem que você adapte a estratégia às suas preferências pessoais de negociação.

Desvantagens

  • Alto custo: o scalping de opções depende de um alto volume de negociações para aumentar a probabilidade de sucesso das operações. Isso faz com que a cobrança de taxas como custo operacional seja maior, refletindo diretamente nos resultados.
  • Exige tempo: os scalpers fazem muitas transações ao longo do dia, o que requer atenção para garantir que a estratégia permaneça no caminho certo. 

O que você deve lembrar sobre o sobre scalping de opções?

O scalping pode ser uma excelente estratégia para aqueles que desejam investir em contratos futuros no curtíssimo prazo e com risco relativamente baixo. 

Em geral, essas operações rápidas são mais viáveis para day traders experientes, com perfil de investidor arrojado, mas que procuram reduzir o risco e desejam modelos de negociações flexíveis. 

Lembre-se que a estratégia de scalping exige tempo, disciplina, conhecimento e experiência. Logo, não é recomendada para os iniciantes no mercado de ações. Veja o que mais você não pode esquecer:

  • Scalping é uma estratégia de Trading que visa lucrar com os movimentos rápidos do mercado;
  • Por se tratar de operações curtas, o scalping trade depende de um alto volume de operações, para que gerem muitos pequenos negócios lucrativos em vez de alguns grandes;
  • Ativos e derivativos que apresentam alta volatilidade e liquidez costumam ser os mais utilizados neste tipo de negociação;
  • O scalping de opções exige que os Traders sigam suas regras de Trading rigorosamente, visto que uma grande perda pode acabar com muitos pequenos ganhos;
  • Para realizar as suas operações, os Traders precisam de uma plataforma que forneça acesso direto ao mercado financeiro e possibilite o envio de ordens para a bolsa de valores.

Quer saber mais sobre o scalping? Veja o guia completo sobre essa modalidade de operação. Aproveite e confira nosso conteúdo sobre as melhores estratégias de Trading.

author

Maxime PARRA

Apaixonado pelo mercado financeiro, Maxime pratica day trading desde os seus 18 anos. Já ministrou mais de cem palestras e treinamentos em prestigiadas escolas de negócios e engenharia na Europa. Atualmente, ele é CEO da Syntax Finance, uma agência que acompanha as principais marcas do setor financeiro mundial em suas estratégias de marketing de conteúdo.

Conteúdos para ir mais longe

O que é e como funciona o TradingView, a plataforma de Trading

TradingView: a plataforma dos gráficos superpoderosos

Você acredita que as negociações no mercado financeiro podem ser acessíveis a todos? O TradingView é a plataforma que apresenta.

21/02/2024
Backtesting de uma estratégia de Trading: Guia Completo

Backtesting: o simulador de voo dos Traders

Melhor prevenir do que remediar. Se investir em uma conta de demonstração já é uma ferramenta poderosa para progredir sem.

05/02/2024
Pullbacks: Entendendo e Utilizando-os no Trading

Pullback: Entendendo as Oscilações do Mercado

Se a imagem de um navio navegando rapidamente sobre as ondas ilustra perfeitamente a forte tendência de um mercado, observar.

02/02/2024