Tudo sobre arbitragem no Trading

A arbitragem é considerada um método alternativo de gerar lucro em mercados distintos através das distorções de preços dos ativos.
Quer entender melhor como funciona a arbitragem no mercado financeiro? Siga conosco e saiba tudo sobre essa estratégia de Trading.
O Trading expõe você a riscos de perda financeira exponenciais. Essa atividade é adequada para pessoas experientes, com perfil de investidor arrojado e, preferencialmente, com recursos financeiros que suportem os riscos e compreendam o funcionamento dos produtos negociados.
Altamente especulativas e particularmente complexas, as transações em instrumentos de câmbio (FOREX) e contratos por diferença (CFD) estão associadas a um nível ainda mais elevado de risco devido à possibilidade de alavancagem das posições.
Publicados para fins educacionais, os conteúdos do NewTrading não são, em nenhum caso, um aconselhamento em investimentos nem uma incitação a comprar ou vender ativos financeiros.
Continue a leitura e veja como uma operação de arbitragem pode ser interessante aos Traders.
O que é arbitragem no Trading?
Arbitragem: definição
Arbitragem é uma técnica usada pelos Traders para lucrar com a diferença de preços dos ativos financeiros em mercados distintos.
Em outras palavras, o Trader compra um ativo em um mercado no qual ele está desvalorizado para simultaneamente vendê-lo em outro onde o papel está valorizado. Dessa forma, o investidor ganha com a distorção de preços.
A operação de arbitragem geralmente ocorre quando os mercados são ineficientes, no qual os preços dos ativos não refletem o seu valor intrínseco ou as informações disponíveis.
Esse tipo de estratégia pode ser realizada em quase todos os mercados, como no de ações, títulos, Forex ou criptomoedas, e com diferentes classes de ativos, como contratos futuros, opções ou CFDs.
Arbitragem e a Hipótese da Eficiência de Mercado
Segundo o economista americano Eugene Fama, um mercado é considerado “eficiente” ou “perfeito” quando o preço dos ativos financeiros reflete todas as informações relevantes disponibilizadas a cada momento.
A hipótese dos mercados eficientes considera, portanto, que investidores e Traders são racionais e que processam informações de forma objetiva. Assim, seria impossível vencer o mercado.
Como a estratégia de arbitragem explora as ineficiências do mercado, muitos proponentes consideram que ela contradiz a teoria dos mercados eficientes.
Já outros acreditam que a arbitragem pode contribuir com a eficiência do mercado. Como? Simplesmente corrigindo anomalias de preços e aumentando a liquidez.
Vale ressaltar que a teoria dos mercados eficientes não estipula que os preços estejam sempre corretos e sim que eles refletem toda a informação disponível num determinado momento.
Nesse caso, a arbitragem pode ajudar a reduzir as discrepâncias de preços, fazendo com que eles convirjam para o seu valor intrínseco ou médio.
Quais são os diferentes tipos de arbitragem no Trading?
Arbitragem pura
A arbitragem pura ou verdadeira é a forma mais clássica deste tipo de estratégia. Trata-se de comprar e vender o mesmo ativo em dois mercados distintos para aproveitar uma distorção de preço entre duas bolsas de valores ou dois intermediários financeiros.
Por exemplo, é possível que uma ação esteja listada na bolsa de valores dos Estados Unidos e na Europa e que, mesmo considerando a taxa de câmbio, o valor do papel seja diferente.
Assim, você pode comprar a ação no centro financeiro mais barato e vendê-la no lugar onde ela vale mais.
As diferenças nas cotações de moedas ou criptomoedas também podem ser observadas entre duas corretoras ou plataformas de câmbio.
O princípio é o mesmo: comprar barato e simultaneamente vender mais caro. Vale mencionar que essa abordagem pode ser aplicada a dois ativos não idênticos, mas semelhantes (ou correlacionados), como duas ações pertencentes ao mesmo setor.
Arbitragem de Fusões e Aquisições
Dedicada ao mercado de ações, esse tipo de arbitragem aproveita as disfunções de mercado que envolvem fusões e aquisições (M&A).
Em uma fusão, a empresa incorporadora deve adquirir as ações em circulação da empresa-alvo.
Isso normalmente envolve o pagamento de um prêmio sobre o preço de mercado dessas ações no momento do anúncio e faz com que os acionistas observem o preço de suas ações aumentar.
Contudo, esses papéis muitas vezes podem ser negociados com um pequeno desconto devido ao risco do negócio falhar.
A arbitragem de fusões e aquisições, portanto, corresponde a compra de ações da empresa-alvo com desconto para lucrar com isso quando o negócio for concluído.
Outras formas de arbitragem de fusões e aquisições podem envolver a venda a descoberto de ações da empresa-alvo se o investidor acreditar que o negócio pode não ser concretizado.
Os Traders que fazem esse tipo de Trading de arbitragem se concentram em avaliar a probabilidade do acordo de M&A ser aprovado e quanto tempo levará.
Arbitragem de títulos conversíveis
A arbitragem de títulos conversíveis visa aproveitar as ineficiências do mercado referentes à relação entre o preço de um título conversível e o preço da ação subjacente.
Um título conversível dá ao seu titular o direito de convertê-lo em ações da empresa subjacente em uma data posterior e, muitas vezes, a um preço reduzido.
Os Traders que usam a arbitragem de títulos conversíveis procuram lucrar com a diferença entre o preço de conversão do título e o preço atual das ações da empresa.
Para fazer isso, você deve abrir simultaneamente uma posição comprada no título conversível e uma posição vendida nas ações subjacentes.
Arbitragem de Volatilidade
Se o nível de volatilidade esperada e implícita de um ativo subjacente for diferente, o preço das opções será afetado. Isso pode levar a uma diferença entre o preço antecipado da opção e seu valor real no mercado.
Portanto, a arbitragem de volatilidade é uma estratégia que visa aproveitar a diferença entre a volatilidade futura do preço de um ativo, como o de uma ação, e a volatilidade implícita das opções atreladas ao ativo.
Arbitragem triangular
Embora rara, a arbitragem triangular ocorre quando há uma discrepância entre as taxas de câmbio de três moedas estrangeiras, permitindo que os Traders aproveitem as diferenças de preço.
Trata-se de um tipo de arbitragem cambial, na qual você precisa encontrar uma moeda que esteja valorizada em relação a outra e, simultaneamente, desvalorizada em relação a uma terceira moeda.
Carry Trade cambial
A estratégia de carry trade é uma forma de aproveitar a diferença entre taxas de juros no mercado de câmbio.
Basicamente, você toma emprestado uma moeda com uma taxa de juros baixa e investe em outra cuja taxa é mais alta. O objetivo dessa estratégia é lucrar com a diferença entre as taxas de juros sem considerar a evolução do câmbio.
Exemplos de arbitragem
Suponha que as ações da empresa XYZ estejam listadas a EUR 35,70 na bolsa de valores de Paris. A empresa também está listada na bolsa de valores de Nova York em USD a 40,03 por ação.
Uma ação da empresa XYZ listada na bolsa de Paris valeria USD 39,83 com uma taxa de câmbio EUR/USD de 1,11575.
Logo, se você tem uma posição de venda na bolsa americana e uma posição de compra na bolsa de Paris simultaneamente, poderá obter lucro.
Neste caso, ele seria de US$0,20 ou EUR0,17925 por ação, considerando a diferença de preço entre as ações listadas na Europa e nos Estados Unidos.
Veja outro exemplo de arbitragem financeira “geral” envolvendo dois ativos semelhantes, mas diferentes.
Imagine que as ações da Pepsi estão desvalorizadas e da Coca-Cola estão valorizadas. Nesse caso, você deveria montar uma posição comprada de Pepsi e outra vendida ou vendida a descoberto de Coca-Cola para aproveitar essa diferença e gerar lucro.
Vantagens e limites da técnica de arbitragem no mercado de ações
Por que fazer arbitragem no Trading?
Aqui estão as vantagens de usar a arbitragem no Trading:
- Aproveitar as distorções de preços para obter e maximizar os lucros;
- Reduzir o risco de mercado usando arbitragem pura em ativos idênticos por meio de negociações de curto prazo;
- Possibilidade de operar alavancado para aumentar o potencial de ganhos e desfrutar de uma melhor execução;
- Usar estratégias de Trading automatizadas para aproveitar as ineficiências do mercado de forma mais eficaz e rápida.
Quais são as desvantagens da arbitragem financeira?
Ainda que arbitragem financeira seja considerada de baixo risco, ela não é livre de riscos e possui limitações, como:
- Exigir um grande volume de capital, visto que você se beneficia de diferenças de preço muito pequenas;
- As perdas podem ser significativas, sobretudo quando se usa alavancagem no mercado de ações. Por isso, revise seu perfil de investidor antes de utilizar essa estratégia;
- É necessário ser extremamente responsivo, ter um hardware de computador robusto e rápido, além de uma boa internet para minimizar o risco de execução;
- As chances de perdas financeiras também são possíveis caso você “falhe” no envio de suas ordens;
- A taxa de câmbio de uma posição pode oscilar e anular o ganho que você poderia ter com a arbitragem no Trading;
- Os custos de transação podem pesar (ou mesmo anular) os lucros;
- Há também um risco de liquidez.
O que você deve lembrar sobre a arbitragem?
O principal objetivo do processo de arbitragem é permitir que os Traders utilizem as distorções de preço entre diferentes mercados ou instrumentos financeiros para gerar lucro.
No entanto, os custos e riscos associados a esta estratégia de Trading, como o de liquidez e o risco operacional, também devem ser considerados para minimizar possíveis perdas.
Por este motivo, a arbitragem é destinada principalmente para Traders profissionais e institucionais.
Gostou desse conteúdo? Então continue conosco e saiba mais sobre o universo do Trading. Aproveite e confira os “7 passos para se tornar um trader independente”.

Apaixonado pelo mercado financeiro, Maxime pratica day trading desde os seus 18 anos. Já ministrou mais de cem palestras e treinamentos em prestigiadas escolas de negócios e engenharia na Europa. Atualmente, ele é CEO da Syntax Finance, uma agência que acompanha as principais marcas do setor financeiro mundial em suas estratégias de marketing de conteúdo.
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