Rico: a plataforma de investimentos sem “economês” 

Rico: a plataforma de investimentos sem “economês”
  • Blog
  • Trading
  • Rico: a plataforma de investimentos sem “economês” 

Se você está iniciando no mercado financeiro e busca por corretoras de valores fáceis de usar ou já é experiente e preza pela autonomia na hora de realizar as suas operações em bolsa, talvez se interesse pela Rico. 

A seguir, conheça em detalhes a plataforma 100% digital que se considera a “porta de entrada” para o mundo dos investimentos.

Aviso

O Trading expõe você a riscos de perda financeira exponenciais.

Essa atividade é adequada para pessoas experientes, com perfil de investidor arrojado e, preferencialmente, com recursos financeiros que suportem os riscos e compreendam o funcionamento dos produtos negociados.

Altamente especulativas e particularmente complexas, as transações em instrumentos de câmbio (FOREX) e contratos por diferença (CFD) estão associadas a um nível ainda mais elevado de risco devido à possibilidade de alavancagem das posições.

Publicados para fins educacionais, os conteúdos do NewTrading não são, em nenhum caso, um aconselhamento em investimentos nem uma incitação a comprar ou vender ativos financeiros.

Siga conosco e avalie se a Rico é realmente a melhor corretora para você.

O que é a Rico Investimentos?

A Rico Investimentos é uma das maiores corretoras de valores no Brasil. Ela foi criada em 2011 visando descomplicar o acesso do investidor pessoa física ao mercado financeiro.

Para isso, a corretora disponibiliza uma plataforma educacional, na qual o cliente encontra conteúdo de qualidade e pode aumentar o seu nível de conhecimento para tomar decisões mais assertivas.

Em 2019, a Rico foi adquirida pelo Grupo XP Inc. e ampliou o seu leque de produtos e serviços para atender a diferentes perfis de investidores. Até maio de 2023, a corretora conta com 1 milhão de clientes ativos e 33 bilhões sob custódia.

Quais os serviços oferecidos pela Rico?

Determinada a facilitar a vida dos seus clientes, a Rico disponibiliza vários serviços através da mesma plataforma. Veja:

  • Investimentos: a Rico oferece aos seus investidores acesso a diferentes classes de ativos, seja na renda fixa ou renda variável. Assim, todos podem construir uma carteira de investimentos diversificada e alinhada as suas necessidades e objetivos.
  • Aplicativo móvel: disponível para dispositivos iOS e Android, o app da Rico permite que os investidores acompanhem os seus investimentos a qualquer hora e lugar.
  • Simulador de investimentos: através desta ferramenta é possível saber o que a Rico recomendaria para você, considerando o montante aplicado, o prazo de investimento e a expectativa de retorno.
  • Serviços financeiros: os clientes podem utilizar a conta digital Rico para realizar  as suas transações bancárias, como o pagamento de contas, transferência bancárias, PIX e saques. Ela também oferece cartão de débito e de crédito.

Como investir com a Rico Investimentos?

O primeiro passo para investir com a Rico Investimentos é ter uma conta de investimento ativa na corretora. O processo de abertura de conta é totalmente digital, simples, rápido e gratuito. 

Vale mencionar que em alguns caso a Rico pode solicitar a apresentação de documentos para confirmação dos dados. 

Com a conta aprovada, transfira o montante que deseja aplicar para a sua conta Rico e escolha os ativos para compor a sua carteira de investimentos. Lembre-se também de preencher o questionário de perfil do investidor.

A Rico oferece desde ações, fundos de investimento, Tesouro Direto a inúmeras opções de títulos de renda fixa e de renda variável. Procure conhecer melhor todas as opções e opte por aquelas que melhor atendem as suas necessidades e objetivos.

Taxas e Tarifas da Rico

Os investidores com conta na Rico estão livres de algumas taxas, como a taxa de custódia e a taxa de corretagem para operações de compra e venda de ações, fundos imobiliários, ETFs e Tesouro Direto.

Contudo, as negociações estão sujeitas a custos operacionais que independem da corretora. Por exemplo, as taxas de liquidação da B3. Por isso, avalie individualmente os custos de cada aplicação e evite surpresas desagradáveis. 

Na Rico também não há cobrança pela abertura de conta e nem manutenção. Agora, se o investidor ficar com saldo devedor, ele estará sujeito ao pagamento de multa diária, que varia entre R$9,90 a 1% do valor devido.

Portanto, fique atento. Na dúvida, confira os custos envolvidos antes de começar a investir. Todas essas informações estão disponíveis na página da corretora.

Qual o valor mínimo para começar a investir na Rico?

A Rico não exige dos investidores o depósito de um valor inicial. No entanto, os produtos disponíveis no mercado financeiro possuem investimentos mínimos distintos.

Em outras palavras, na Rico, com menos de R$100,00, você consegue investir em alguns títulos do Tesouro Direto, ações, fundos imobiliários e até fundos de renda fixa. Da mesma forma que essa quantia pode ser insuficiente para adquirir determinados produtos. 

Qual é a vantagem de abrir uma conta na Rico?

Os investidores pessoa física que optam por abrir conta na Rico Investimentos têm uma série de vantagens, como:

  • Possibilidade de ter uma conta investimento e uma conta digital no mesmo lugar, com direito a cartão de crédito e de débito sem anuidade;
  • Acesso a uma diversidade de produtos de renda fixa e variável, com isenção de taxa de custódia e taxa de corretagem para algumas operações;
  • Aplicativo móvel que permite o acompanhamento da conta em tempo integral;
  • Conteúdo educacional gratuito e de qualidade.  

Afinal, investir na Rico é seguro?

A Rico é uma corretora de investimentos regulada pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM), que adere a alguns códigos da ANBIMA, como o de Distribuição de Produtos e Gestão de Recursos, e de qualificação profissional da bolsa brasileira (PQO). 

Além disso, ela faz parte do Grupo XP Inc., que inclui a XP Investimentos, uma das mais reconhecidas instituições financeiras no Brasil, o que mostra a sua solidez no mercado.

No site Reclame Aqui, principal bechmark da NewTrading, a corretora foi avaliada como ótima nos últimos 12 meses. Ela recebeu nota 8,0 e o índice de solução das reclamações recebidas foi de 87,1% neste período. 

Ainda assim, a Rico possui muitos pontos de melhorias que devem ser avaliados pelos investidores. Entre as principais insatisfações relatadas pelos usuários estão:

  • Dificuldade para acessar a conta;
  • Problemas com o atendimento;
  • Cobranças indevidas.

O que você deve lembrar sobre a Rico Investimentos?

Se você chegou até aqui, pode ser que já esteja mais familiarizado com a Rico Investimentos. De qualquer forma, que tal relembrar as principais características dessa plataforma que foge do “economês”? Confira:

  1. A Rico é uma corretora de investimentos voltada exclusivamente para investidores pessoas físicas; 
  2. Ela oferece conta grátis (digital e de investimento), cujo processo de cadastro é 100% digital;
  3. Os investidores podem utilizá-la tanto para investir quanto para realizar transações bancárias. Para isso, é necessário apenas ativar os dois tipos de contas;
  4. A corretora não cobra taxa de corretagem para algumas operações. No entanto, existem custos operacionais, apenas repassados pela Rico, como os da B3. Portanto, fique atento!
  5. Embora a Rico atenda aos requisitos de conformidade estabelecidos pelo mercado, ela possui pontos de melhorias que devem ser considerados antes mesmo de começar a investir.

Gostou desse assunto? Então continue nos acompanhando e conheça outras corretoras de valores, como a Clear, a ModalMais, a NuInvest, entre outras. 

Aproveite e também confira nosso conteúdo sobre as melhores plataformas de trading gratuitas

author

Karoline LIMA

Entusiasta do mundo das finanças, Karoline atua há 14 anos no mercado financeiro, passando por diversas áreas como backoffice, atendimento ao cliente, assessoria de investimentos e relacionamento com investidores. Hoje lead copywriter na Syntax Finance, Karoline transforma todo o conhecimento adquirido nas grandes casas por onde passou em conteúdos de alta performance.

Conteúdos para ir mais longe

O que é Trading? [Guia do Trader iniciante de 2024]

Tudo o que você precisa saber sobre o Trading

O Trading consiste na compra e venda de ativos no mercado financeiro. Siga conosco neste guia gratuito destinado aos Traders.

25/02/2024
10 principais índices mundiais

10 principais índices mundiais

Você tem curiosidade em saber quais são os principais índices mundiais? Então você está no melhor conteúdo sobre o assunto..

23/02/2024
O que é e como funciona o TradingView, a plataforma de Trading

TradingView: a plataforma dos gráficos superpoderosos

Você acredita que as negociações no mercado financeiro podem ser acessíveis a todos? O TradingView é a plataforma que apresenta.

21/02/2024