7 dicas para gerenciar o estresse no Trading

7 Dicas para Gerenciar o Estresse no Trading
  • Blog
  • Trading
  • 7 dicas para gerenciar o estresse no Trading

O Trading é uma atividade estressante, mas você tem plena consciência do impacto desse estresse no seu desempenho? 

Marcado por picos intensos de tensão, o estresse crônico causado por longas horas em alerta diante das telas não só compromete o seu estado físico como prejudica a sua capacidade cognitiva.

Segundo o estudo realizado por Fenton-O’Creevy, Soane, Nicholson e Willman, os melhores Traders destacam-se pela sua capacidade de reconhecer o seu estado de estresse e implementar as medidas necessárias para neutralizá-lo.

Aqui estão 7 dicas práticas para combater eficazmente o estresse no Trading e as suas consequências, baseadas em estudos científicos existentes e na minha experiência como Trader.

Aviso

O Trading expõe você a riscos de perda financeira exponenciais. Essa atividade é adequada para pessoas experientes, com perfil de investidor arrojado e, preferencialmente, com recursos financeiros que suportem os riscos e compreendam o funcionamento dos produtos negociados.

Altamente especulativas e particularmente complexas, as transações em instrumentos de câmbio (FOREX) e contratos por diferença (CFD) estão associadas a um nível ainda mais elevado de risco devido à possibilidade de alavancagem das posições.

Publicados para fins educacionais, os conteúdos do NewTrading não são, em nenhum caso, um aconselhamento em investimentos nem uma incitação a comprar ou vender ativos financeiros.

#1 Prepare-se como um atleta 

Uma boa noite de sono, uma alimentação equilibrada e atividade física regular. Embora esse programa não seja muito “Rock and Roll”, ele costuma ser extremamente eficaz!

Uma sessão de Trading bem-sucedida é preparada no dia anterior e começa com uma noite tranquila. É verdade que “o dinheiro nunca dorme”, mas os Traders precisam descansar antes de desafiar o mercado.

Durante o dia, limite o consumo de café e outros estimulantes que possam colocar o seu corpo em alerta, aumentar o seu nível de estresse e deteriorar a qualidade da sua noite de sono.

Assim como um atleta, também inclua treinos esportivos em sua semana para reduzir os níveis de cortisol e adrenalina: dois hormônios liberados em grandes quantidades durante as operações de Trading.

Se você não está com disposição para encarar uma de corrida ou um treino de musculação, saiba que uma simples caminhada de 20 minutos pode ser o suficiente para clarear a sua mente e recarregar as energias entre uma negociação e outra.

#2 Otimize o seu ambiente de trabalho

Negociar num café pelo computador ou pelo celular enquanto se desloca é possível (e até tentador), mas não é o ideal.

A sua estação de Trading funciona como o “carro de corrida” que você utilizará para desafiar o mercado. Portanto, cada detalhe deve ser otimizado para atendê-lo e não prejudicá-lo.

Aqui estão algumas sugestões:

  • Escolha um local tranquilo, bem iluminado e com conexão confiável à internet;
  • Elimine todas as distrações e coloque o telefone em modo avião;
  • Invista no conforto do seu local de trabalho (telas, cadeira, mouse, etc.).

Não esqueça de se manter bem hidratado e de adotar uma postura adequada, aberta e relaxada. Esta última influencia as suas habilidades cognitivas e o seu estado emocional!

#3 Mantenha um diário de Trading

Envolvido pelo calor do momento, um Trader pode não avaliar uma situação de maneira mais ampla. Mas, afinal, essa operação com prejuízo foi realmente muito grave? A decisão tomada foi, de fato, inadequada?

Manter um diário de Trading permite que você reflita sobre as situações vivenciadas e as emoções sentidas.

Na minha opinião, o diário continua sendo o melhor aliado de um Trader, seja para formalizar os seus objetivos, o seu plano de Trading, as suas regras de gerenciamento de risco ou para analisar uma operação em andamento.

Algumas práticas específicas, como o exercício estoico de “antecipação de adversidades”, também podem ajudá-lo a ser mais resiliente durante as operações e menos propenso a surtos emocionais, um mix de emoções que pode nos fazer perder o controle a qualquer momento.

#4 Esclareça as suas regras de gerenciamento de riscos

O estresse é um sinal de alerta. Em algumas ocasiões, ele pode ser exagerado, mas em outras pode mostrar claramente o que está acontecendo.

Por exemplo, é normal ficar estressado quando uma chamada de margem pode acabar com seu dinheiro. Por isso, é importante saber lidar e controlar esse estresse.

Todo Trader precisa ter claro o seu orçamento de Trading. Não saber o quanto está arriscando gera muito estresse.

Por outro lado, conhecer antecipadamente o pior resultado possível e estar pronto para essa eventualidade facilita a identificação do problema e ajuda a planejar como agir com mais precisão.

Isso vale tanto para a estratégia geral quanto para cada operação. Colocar sistematicamente uma ordem de stop loss permite que você saiba a perda máxima antes de entrar em uma posição.

#5 Adote uma rotina de Trading

Um Trader precisa de uma rotina bem estabelecida para lidar com o caos do mercado financeiro. Controlar a sua agenda e negociar em horários definidos permite que você estabeleça bons hábitos (e trabalhe para eliminar os maus).

Uma rotina bem estruturada constitui a base de disciplina na qual o Trader deve se apoiar durante as suas operações financeiras.

Quando e como obter informações? Quando e como negociar? Quando e como recuperar? Estas questões devem ser abordadas antes do pregão e não quando as emoções e os impulsos podem comprometer a tomada de decisão.

Estabelecer limites claros entre os momentos de Trading ativo e os períodos de descanso e recuperação é fundamental para aumentar a eficácia em cada atividade.

Também evite manter posições fora do pregão, para não se estressar à noite ou no fim de semana e realmente conseguir “recarregar as baterias”. Procure fazer outra coisa entre as sessões de Trading e seu estresse diminuirá!

#6 Medite regularmente

Os melhores filmes de Trading geralmente retratam profissionais que estão bem longe de serem budistas. Contudo, muitos especuladores famosos mencionam a meditação como um dos fatores-chave para o seu sucesso. A prova está nas imagens.

#7 Interaja com outros Traders

Com a chegada do Social Trading, comunidades de Traders independentes surgiram em toda a web. Contudo, as “interações” muitas vezes se assemelham a uma série de oportunidades de Trading, criando um estresse adicional para o Trader: a síndrome FOMO.

Do inglês “Fear of Missing Out”, FOMO refere-se ao medo de ficar de fora ou de perder algo importante. No Trading, as decisões de investimento movidas por essa síndrome muitas vezes resultam em perdas, já que não foram baseadas em uma estratégia sólida.

Participar de uma comunidade cujos membros se apoiam e trabalham juntos para se tornarem melhores Traders, pode ajudá-lo a reduzir seu estresse e desenvolver as suas habilidades de forma mais pacífica.

O que você deve lembrar sobre o estresse no Trading?

Definitivamente, o Trading é uma das atividades mais estressantes do mundo. Por isso, gerenciar o estresse e as emoções deve fazer parte da rotina tanto de Traders iniciantes quanto dos profissionais. 

O estresse excessivo pode prejudicar as análises de mercado, levar a decisões impulsivas e, eventualmente, resultar em perdas financeiras significativas. 

Caso não seja possível (nem desejável) eliminá-lo totalmente, aprenda a gerenciá-lo, domá-lo e até mesmo transformá-lo em energia positiva.

Gostou deste conteúdo? Então continue acompanhando a NewTrading para ampliar o seu conhecimento sobre o mercado financeiro e aumentar as chances de sucesso em sua jornada de Trader.

author

Maxime PARRA

Apaixonado pelo mercado financeiro, Maxime pratica day trading desde os seus 18 anos. Já ministrou mais de cem palestras e treinamentos em prestigiadas escolas de negócios e engenharia na Europa. Atualmente, ele é CEO da Syntax Finance, uma agência que acompanha as principais marcas do setor financeiro mundial em suas estratégias de marketing de conteúdo.

Conteúdos para ir mais longe

O que é Trading? [Guia do Trader iniciante de 2024]

Tudo o que você precisa saber sobre o Trading

O Trading consiste na compra e venda de ativos no mercado financeiro. Siga conosco neste guia gratuito destinado aos Traders.

25/02/2024
10 principais índices mundiais

10 principais índices mundiais

Você tem curiosidade em saber quais são os principais índices mundiais? Então você está no melhor conteúdo sobre o assunto..

23/02/2024
20 principais bolsas de valores no mundo

20 principais bolsas de valores no mundo

Tem interesse em descobrir quais são as principais bolsas de valores no mundo? Siga o texto e confira a coletânea.

23/02/2024