Código ISIN: o passaporte dos ativos financeiros

Código ISIN: Onde encontrá-lo? Como interpretá-lo?
  • Blog
  • Trading
  • Código ISIN: o passaporte dos ativos financeiros

Estávamos no auge da pandemia da COVID-19, quando o aplicativo de videoconferência Zoom experimentou um sucesso avassalador. O preço das ações da Zoom Technologies disparou. O problema é que essas ações não tinham relação com o aplicativo.

O pequeno fabricante chinês foi confundido com a Zoom Video Communications, a verdadeira controladora do aplicativo. Um erro sério que poderia ter sido evitado com o código ISIN, o passaporte internacional dos ativos financeiros.

Aviso

O Trading expõe você a riscos de perda financeira exponenciais. Essa atividade é adequada para pessoas experientes, com perfil de investidor arrojado e, preferencialmente, com recursos financeiros que suportem os riscos e compreendam o funcionamento dos produtos negociados.

Altamente especulativas e particularmente complexas, as transações em instrumentos de câmbio (FOREX) e contratos por diferença (CFD) estão associadas a um nível ainda mais elevado de risco devido à possibilidade de alavancagem das posições.

Publicados para fins educacionais, os conteúdos do NewTrading não são, em nenhum caso, um aconselhamento em investimentos nem uma incitação a comprar ou vender ativos financeiros.

Compreendendo o código ISIN

O código ISIN, que significa “International Securities Identification Number” ou “Número de Identificação Internacional de Títulos” em tradução livre, é um padrão internacional reconhecido para a identificação única de ativos financeiros.

Sua estrutura consiste em 12 caracteres:

  • Os dois primeiros correspondem ao código do país de origem da empresa emissora do título,
  • Os seguintes equivalem a uma sequência alfanumérica específica do ativo,
  • O último corresponde ao dígito de controle ou verificação.

Essa composição garante uma identificação precisa e universal de ações, títulos públicos e privados, derivativos e outros instrumentos financeiros em escala global.

Ao contrário dos símbolos (tickers) das ações, atribuídos pelas bolsas de valores de diferentes países, o Código ISIN permanece constante, independentemente do mercado financeiro em que o ativo está sendo negociado, facilitando a sua rastreabilidade.

Ele foi desenvolvido para padronizar a nomenclatura de ativos financeiros em uma época em que os mercados estavam se tornando cada vez mais interconectados.

Na década de 1980, a necessidade de um sistema unificado tornou-se evidente. Em 1981, a “Association of National Numbering Agencies” (ANNA) foi criada para supervisionar a atribuição dos códigos ISIN.

Para os Traders, esse código padrão facilita a pesquisa de informações sobre ativos específicos, auxilia na comparação de produtos financeiros de diferentes países e garante uma comunicação clara ao tomar posições nos mercados. 

Portanto, ele é uma ferramenta indispensável para negociar ações como um profissional.

Onde encontrar o código ISIN?

A responsabilidade de emitir os códigos ISIN é confiada às agências nacionais de numeração, que estão agrupadas na “Association of National Numbering Agencies” (ANNA).

Todo país possui a sua própria agência numeradora e cada uma atribui e gerencia os códigos ISIN para os ativos emitidos em seu território, a fim de garantir uma padronização internacional. 

No Brasil, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores do país, é a entidade responsável pela emissão deste código único.

Os Traders que procuram o código ISIN de um instrumento financeiro podem encontrá-los de várias formas:

  • Usando bases de dados financeiros online.

Plataformas como ProRealTime, Bloomberg ou Reuters oferecem bancos de dados completos nos quais é possível pesquisar informações sobre títulos financeiros, incluindo o código ISIN.

  • Utilizando os sites oficiais das bolsas de valores.

As bolsas de valores internacionais, como NYSE, NASDAQ ou Euronext, disponibilizam ferramentas de pesquisa onde é possível encontrar os códigos ISIN dos títulos listados.

  • Acessando diretamente os sites oficiais das empresas listadas.

Empresas listadas em bolsa de valores geralmente publicam o código ISIN de seus títulos na seção de “relações com investidores” de seus sites oficiais.

  • Recorrendo aos serviços das agências de numeração nacionais.

Para títulos menos comuns ou em casos específicos, pode ser útil consultar diretamente o site oficial da agência de numeração nacional correspondente.

Como funciona o código ISIN?

A estrutura única do código ISIN e o seu método de construção foram projetados para fornecer uma identificação única e universal de ações e tipos de títulos financeiros.

Como visto, esse código único é composto por 12 caracteres alfanuméricos:

  • Os dois primeiros caracteres representam o código do país de acordo com a norma ISO 3166. Por exemplo, ”US” para os Estados Unidos e “BR” para Brasil. Logo, corresponde a identificação geográfica do emissor do título.
  • Os nove caracteres seguintes são atribuídos pela agência nacional de numeração do país do emissor. Pode incluir números e letras e é único para cada título. Esta parte é responsável por diferenciar os títulos dentro do mesmo país.
  • O último caractere é um dígito de controle calculado com base em um algoritmo específico. Ele valida a integridade do código ISIN e ajuda a evitar erros de digitação.

Para ler um código ISIN, você deve compreender esses três componentes. O código do país indica a origem, a sequência única identifica o título específico e o dígito de verificação garante a precisão do mesmo. 

Por exemplo, um código começando por “DE” indica um título emitido na Alemanha e o resto da sequência fornece informações específicas sobre o próprio título.

Esta estrutura torna o código ISIN extremamente confiável para a identificação de títulos nos mercados financeiros, evitando confusões com nomes de empresas semelhantes ou de códigos de negociação em diversas bolsas.

Sendo assim, esse código alfanumérico é fundamental no Trading. Através dele, os Traders podem acessar rapidamente informações detalhadas sobre os ativos e, em seguida, aprofundar as suas análises usando as melhores plataformas do mercado de ações.

author

Maxime PARRA

Apaixonado pelo mercado financeiro, Maxime pratica day trading desde os seus 18 anos. Já ministrou mais de cem palestras e treinamentos em prestigiadas escolas de negócios e engenharia na Europa. Atualmente, ele é CEO da Syntax Finance, uma agência que acompanha as principais marcas do setor financeiro mundial em suas estratégias de marketing de conteúdo.

Conteúdos para ir mais longe

O que é Trading? [Guia do Trader iniciante de 2024]

Tudo o que você precisa saber sobre o Trading

O Trading consiste na compra e venda de ativos no mercado financeiro. Siga conosco neste guia gratuito destinado aos Traders.

25/02/2024
10 principais índices mundiais

10 principais índices mundiais

Você tem curiosidade em saber quais são os principais índices mundiais? Então você está no melhor conteúdo sobre o assunto..

23/02/2024
20 principais bolsas de valores no mundo

20 principais bolsas de valores no mundo

Tem interesse em descobrir quais são as principais bolsas de valores no mundo? Siga o texto e confira a coletânea.

23/02/2024