Bear Market, Bull Market, Bull Run… Definições e Diferenças

Você sabe qual a diferença entre o bear market e o bull market? Como distinguir um bull market de um bull run? Siga neste conteúdo e descubra!
  • Blog
  • Trading
  • Bear Market, Bull Market, Bull Run… Definições e Diferenças

Tendência de alta, tendência de baixa ou mercado lateralizado: conhecer as diferentes fases do mercado financeiro é fundamental para quem deseja investir na bolsa de valores. 

A seguir, vamos analisar juntos as duas principais tendências de mercado: o bull market, simbolizado por um touro, e o bear market, representado por um urso.

No universo dos investimentos, esses animais simbolizam as emoções e as tendências do mercado financeiro, baseando-se na maneira como eles enfrentam os seus adversários.

O urso, por exemplo, fica de pé e usa as patas dianteiras e o seu peso para derrubar o oponente (representando um mercado em baixa), enquanto um touro usa os chifres de baixo para cima para atingir o seu adversário (representando um mercado em ascensão).

Então, o que é bull market? Como definir um bear market? O que significa bull run? Como se beneficiar dessas diferentes fases do mercado? Siga conosco e confira!

Aviso

O Trading expõe você a riscos de perda financeira exponenciais. Essa atividade é adequada para pessoas experientes, com perfil de investidor arrojado e, preferencialmente, com recursos financeiros que suportem os riscos e compreendam o funcionamento dos produtos negociados.

Altamente especulativas e particularmente complexas, as transações em instrumentos de câmbio (FOREX) e contratos por diferença (CFD) estão associadas a um nível ainda mais elevado de risco devido à possibilidade de alavancagem das posições.

Publicados para fins educacionais, os conteúdos do NewTrading não são, em nenhum caso, um aconselhamento em investimentos nem uma incitação a comprar ou vender ativos financeiros.

O que é Bear Market?

Bear market, ou mercado do urso em tradução livre, é um padrão de mercado caracterizado por uma tendência de queda prolongada no preço de ações ou índices. 

Em geral, ele ocorre quando o mercado está pessimista e os investidores estão inseguros quanto às perspectivas econômicas. 

O mercado do urso também pode acontecer em situações específicas, como o estouro de uma bolha especulativa ou uma crise sanitária/geopolítica de grande e inesperado impacto global.

Durante um bear market, o preço dos ativos cai porque a maioria dos investidores vende os seus papéis na tentativa de antecipar mais quedas no futuro e evitar maiores perdas. 

Nesse período de baixa, o nervosismo costuma ser elevado, o crescimento econômico é baixo, as perspectivas são incertas e o lucro das empresas tende a ser menor.

Contudo, os investidores podem se beneficiar de um bear market, utilizando certos instrumentos financeiros, como os CFDs (Contratos por Diferença), metais preciosos e outros derivativos, para aproveitar a queda dos preços e tentar lucrar. 

Sendo assim, o mercado de urso pode ser uma boa oportunidade para comprar as ações que você está de olho a preços mais baixos e aproveitar a recuperação, quando ela acontecer.

O que é Bull Market?

Bull market é o oposto de bear market. O “mercado do touro” corresponde aos períodos de otimismo dos investidores, o que eleva os preços dos ativos financeiros. Neste cenário, os compradores superam os vendedores e dominam o mercado.

Normalmente, os períodos de alta acontecem quando o crescimento é forte e as perspectivas econômicas são favoráveis. Eles também podem caracterizar um cenário de recuperação que costuma ocorrer após uma forte queda do mercado.

Mas atenção: os preços nunca se movem em linha reta, mesmo numa grande tendência de alta. Portanto, um bull market possui várias fases. Assim, é possível aproveitar as pequenas correções para comprar os ativos no mercado.

Os investidores podem usar a análise técnica ou a análise fundamentalista para identificar as melhores oportunidades que o mercado de touro apresenta. 

Com o tempo, investir na alta do mercado de ações é uma das melhores formas para fazer as suas economias crescerem!

Bull market e bull run: quais são as diferenças?

O bull run nada mais é que uma das etapas do bull market. Em tradução literal, ele significa uma “corrida de touros”. 

O termo é usado para descrever um período de forte alta ou de crescimento rápido e contínuo dos preços dos ativos durante um bull market.

No bull run, é comum observar um aumento da volatilidade, devido ao otimismo exacerbado dos investidores que permanecem comprando ativos na expectativa de que eles continuarão valorizando.

No entanto, esse movimento ascendente é geralmente seguido de uma correção acentuada, afetando especialmente os ativos com preços esticados. Logo, o bull run pode ser arriscado, ainda que ofereça oportunidades de lucros significativos no curto prazo. 

Por isso, se você deseja aproveitar um bull run, precisa estar atento às condições de mercado e aos sinais que indicam o fim de um rally de alta dos preços. 

Agora que você já sabe quais são os principais cenários que pode encontrar ao investir nos mercados financeiros, amplie o seu conhecimento sobre as melhores estratégias de Trading.

Assim, você aumentará as chances de sucesso das suas operações, seja no bear market, no bull market ou no bull run. Gostou deste assunto? Então, continue acompanhando a NewTrading e tenha acesso a vários conteúdos exclusivos sobre o mercado. Aproveite e conheça os 7 riscos do Trading.

author

Maxime PARRA

Apaixonado pelo mercado financeiro, Maxime pratica day trading desde os seus 18 anos. Já ministrou mais de cem palestras e treinamentos em prestigiadas escolas de negócios e engenharia na Europa. Atualmente, ele é CEO da Syntax Finance, uma agência que acompanha as principais marcas do setor financeiro mundial em suas estratégias de marketing de conteúdo.

Conteúdos para ir mais longe

O que é Trading? [Guia do Trader iniciante de 2024]

Tudo o que você precisa saber sobre o Trading

O Trading consiste na compra e venda de ativos no mercado financeiro. Siga conosco neste guia gratuito destinado aos Traders.

25/02/2024
10 principais índices mundiais

10 principais índices mundiais

Você tem curiosidade em saber quais são os principais índices mundiais? Então você está no melhor conteúdo sobre o assunto..

23/02/2024
20 principais bolsas de valores no mundo

20 principais bolsas de valores no mundo

Tem interesse em descobrir quais são as principais bolsas de valores no mundo? Siga o texto e confira a coletânea.

23/02/2024